por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro
O sentimento otimista das fabricantes de caminhões ao final de 2012 ainda deve demorar um pouco para se tornar realidade. Mesmo com o aumento de 269,5% na produção de veículos em janeiro de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de caminhões novos apresentaram queda de 7,1%.
Foram emplacadas 12.098 unidades este ano ante os 13.016 veículos de janeiro de 2012. O recuo neste mês é um pouco menor na comparação com dezembro de 2012, quando foram vendidos 12.602 caminhões, ficando exatos 4% atrás.
A comparação de janeiro de 2013 com o mesmo período no ano passado é um indício de que as incertezas com os caminhões Euro 5 ainda não são de fato um assunto superado, uma vez que em janeiro de 2012 o mercado ainda permitia o faturamento de veículos Euro 3 para as concessionárias, fato que manteve o setor em um bom nível até março.
Na participação de mercado (market share) do acumulado de vendas de janeiro, a MAN Latin America (Volkswagen Caminhões) continua líder com 27,92%, seguida da Mercedes-Benz (24,37%), Ford (15,25%), Volvo (11,53%), Scania (10,99%) e Iveco (7,28%). Outras marcas respondem por 2,67% do market share.
Nos segmentos, o Iveco Daily 70C17 ficou em primeiro no ranking de semileves, com 153 vendas, seguido pela Sprinter 515, da Mercedez-Benz (134), e pelo Daily 55C17 (106). Nos Leves, o Volkswagen Delivery 8.160 foi o mais vendido, com 688 unidades. Ford Cargo 816 (604) e o Acccelo 815 (552) completam o pódio da categoria.
Nos Médios, os três primeiros foram VW 13.190, Ford Cargo 1319 e Ford Cargo 1519 que venderam, respectivamente, 308, 167 e 76 unidades. Nos Semipesados, o VW Constellation 24.280 reforçou a força que possui entre caminhoneiros e transportadores com 861 vendas, seguido pelo Cargo 2429 (417) e pelo Volvo VM (307).
Por último, no grupo dos Pesados, a Scania melhorou o desempenho de dezembro de 2012, quando vendeu 708 unidades, faturando em janeiro de 2013 785 veículos. Na sequência, dois Volvos: o FH 460 (540) e o FH 540 (242).
Foto: Volvo