Resultado foi atingido ano passado com 784 unidades emplacadas; desse volume, 260 caminhões são do modelo Actros 2651, lançado em 2016
Apesar da situação delicada da indústria automotiva em meio a uma recessão que já dura dois anos, a Mercedes-Benz mais do que dobrou as vendas dos caminhões Actros rodoviários no Brasil em 2016. No volume total do ano, foram emplacadas 784 unidades, o que significa um crescimento de 145% em relação às 320 unidades do ano anterior.
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“Considerando as vendas totais dos caminhões Actros, tanto rodoviários, como os fora de estrada, aumentamos em mais de 75% as vendas no país no ano passado”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Foram 903 unidades, frente às 514 unidades de 2015. Isso mostra que o Actros está efetivamente ganhando crescente aprovação dos nossos clientes.”
O caminhão rodoviário Actros 2651 6×4 fez uma excelente estreia no mercado. “Apesar da retração nas compras dos transportadores ligados ao agronegócio em 2016, esse modelo teve 260 unidades emplacadas”, informa Leoncini.
“O resultado dos caminhões Actros contribuiu para que a Mercedes-Benz aumentasse sua participação de mercado no segmento de extrapesados, chegando a 22,9% de market share em 2016, frente a 21,5% do ano anterior.”
Demonstrando ampla versatilidade no atendimento a várias demandas dos clientes, o Actros tem expandido sua presença em aplicações rodoviárias como o transporte de cargas frigorificadas, tanques de combustíveis e produtos químicos, transporte de grãos, cegonheiro e porta-contêiner.
Além disso, consolida, cada vez mais, sua aplicação “mix road” para operações nos mais diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro tipo de pavimento, situações típicas das atividades do agronegócio brasileiro.
Atendimento em todo o Brasil
Top de linha da marca, o Actros rodoviário se destaca não apenas por seu elevado padrão de tecnologia, desempenho e produtividade. “Nossos caminhões agregam muito mais valor ao cliente, graças à solução completa que oferecemos a ele”, afirma Leoncini.
“A começar pelo atendimento e assistência especializados em todo o território nacional, oferecido por uma rede de concessionários que atua em todos os estados, com presença nas principais rotas de transporte de carga e logística do Brasil. Ou seja, quem roda por esse imenso país, sempre tem um concessionário próximo para atender suas necessidades.”
“As estradas falam”
De acordo com o executivo, o êxito do Actros também é resultado efetivo do compromisso da empresa em ouvir, cada vez mais, o que os clientes têm a dizer, transformando suas demandas em novas soluções. “Tudo a ver, portanto, com o slogan: ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’, o que já faz parte do dia a dia de todas as áreas da empresa.”
“Temos ido aos clientes para conhecer suas operações e suas demandas, assim como temos recebido muitos deles na fábrica, além de realizar diversas ações de demonstração e test-drive nas empresas de transporte e em eventos do setor e de motoristas. Como resultado, a Mercedes-Benz obteve a liderança nas vendas de caminhões no Brasil em 2016 e foi também a marca mais premiada do setor.”