Vito é nova aposta da Mercedes-Benz no mercado de transporte urbano de cargas e passageiros

Em uma nova aposta, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o Vito, uma linha de veículos comerciais leves que chega com a proposta de unir a força dos caminhões da marca com os carros de passeio.

São três modelos do veículo, Vito Tourer Comfort, Vito Tourer Luxo e o Vito Furgão. Os dois primeiros foram criados para o transporte de passageiros e o segundo para transporte de cargas.

O modelo Comfort tem capacidade para oito passageiros mais motorista, enquanto o modelo de luxo transporta sete pessoas, além do condutor. A diferença principal entre os dois é o número de lugares e alguns extras, que apenas o modelo luxo possui, como assentos em courino com inclinação individual, volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivo e rodas de liga leve.

Vito é aposta da Mercedes na linha de veículos comerciais leves. (Foto: Divulgação/Malagrine)
Vito é aposta da Mercedes na linha de veículos comerciais leves (Fotos: Divulgação/Malagrine)

A marca projeta que, além do uso particular, esses veículos também poderão ser utilizados em diversas demandas de transporte, como transfers, executivo, turismo, entre outros.

Equipado com motor turbo diesel, o Vito Furgão tem capacidade de 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Ele é revestido com piso naval e revestimentos laterais, inclusive, o motorista fica isolado da carga por uma divisória de aço.

Espaço traseiro da versão furgão do Vito, com piso naval, alças para amarrar a carga e divisão com a cabine. (Foto: Divulgação/Malagrine)
Espaço traseiro da versão furgão do Vito

A proposta da Mercedes com esse modelo é dar uma nova opção para empresas de transporte e transportadores autônomos. Com PBT de 3.050 kg, o veículo pode ser dirigido por motoristas com CNH categoria B e é indicado para o transporte de cargas fracionadas, refrigeradas, entregas delivery, entre outros.

Facilidades

Todos os modelos vêm com direção elétrica e volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos, rádio com bluetooth, entrada auxiliar, USB e cartão de memória SD, bancos com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça, assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, luzes de freio adaptativas, airbag para motorista e acompanhantes, indicador de hora e temperatura exterior no painel e tomadas de 12 V no console central.

Painel da versão Luxo do Vito. (Foto: Divulgação/Malagrine)
Painel da versão Luxo do Vito

No entanto, a principal tecnologia empregada nos veículos é o Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da marca, o ESP Adaptativo 9.1i, que aumenta a segurança do Vito em derrapagens, colisões e capotamento, com a junção de sistemas como o ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência) e EBV (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem).

Na estrada

A direção elétrica torna a pilotagem do Vito muito tranquila, com boa extersão. O veículo é facilmente manobrado em espaços curtos. Na cidade, o veículo se comporta bem, durante o test-drive pegamos um trecho urbano bem movimentado e não tivemos problemas, bom arranque nas saídas e boa resposta quando precisava utilizar os freios.

Na estrada, o resultado foi muito bom, o motor turbo diesel 1.6 de 114 cv do furgão é forte e o câmbio de seis marchas ajuda a conseguir uma boa performance, rodando com boa velocidade e sem grandes problemas. No entanto, não havia nenhuma carga na traseira. A Mercedes afirma que o motor foi projetado para todos os tipos de uso focando no baixo consumo de combustível.

Testamos o modelo Luxo na estrada e ele também respondeu bem. A dirigibilidade do veículo é espetacular. O volante multifuncional, apesar de comum em diversos veículos atuais, é um extra importante, já que coloca ao alcance do motorista os comandos de rádio e telefone por bluetooth. O silêncio do veículo também possibilita uma viagem tranquila – os passageiros podem conversar ou dormir sem preocupação com ruídos externos. Um problema, porém, é a inexistência de uma versão com câmbio automático.

Avaliação geral

O Vito é um veículo muito bonito, tem um design interessante e sua distribuição interna, tanto nos modelos de transporte de passageiro quanto furgão são muito bons, mas o acabamento em plástico nas portas e painéis dão uma aparência comum ao veículo.

Interior do Vito Furgão. (Foto: Divulgação/Malagrine)
Detalhe do interior do Vito Furgão

Na versão Furgão, a falta de um sistema para arrumar a posição do retrovisor externo deixa a desejar, já que a ação precisa ser feita com a mão. Na versão Luxo esse equívoco é resolvido com um sistema elétrico e desembaçador.

Fabricado na Argentina e com preços a partir de R$ 104.990 na versão Furgão, o veículo tem tudo para entrar numa boa briga com outros comerciais leves que estão no mercado nacional.

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