De acordo com a Volvo, o novo VM com PBT de 32 toneladas é mais leve que os modelos da concorrência, com diferença que varia entre 275 quilos até 1050 quilos.
A saída está no investimento em infraestrutura. Ao menos este é o melhor caminho para a recuperação econômica do Brasil de acordo com os executivos da Volvo. Nesta terça-feira, a empresa apresentou em sua fábrica em Curitiba (PR) uma versão fora de estrada do VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas. Com isso a fabricante espera conquistar mercado em trabalhos de terraplanagem, construção e mineração leve, segmentos do qual ainda não participava.
“O setor entre 30 e 33 toneladas é um em que ainda não tínhamos produto”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões da Volvo. “É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequados a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, completa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
O desenvolvimento do modelo durou cerca de um ano e entre um dos destaques está a capacidade de de carga. De acordo com a Volvo, o novo VM com PBT de 32 toneladas é mais leve que os modelos da concorrência, com diferença que varia entre 275 quilos até 1050 quilos. Isso significa até uma tonelada a mais de carga.
O VM é equipado com motor de 330 cv, configuração de eixos 6×4 e caixa automatizada I-Shift. “Quem dirige um caminhão com a caixa I-Shift não quer mais voltar para a caixa manual. E esta avançada tecnologia está no VM 32 toneladas”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões da Volvo.
Além disso, o VM tem componentes específicos de veículos fora de estrada como os da linha FMX, entre eles bloqueio de diferencial, eixos trativos com redução nos cubos, grande ângulo de ataque, suspensão de molas semi-elípticas, controle automático de tração e um peito de aço reforçado. O novo modelo VM chega aos concessionários Volvo neste mês e tem preço sugerido de R$ 285 mil.