VM: Uma história que começou em 2003

De olho em um público de país tropical acostumado a rodar em estradas com altas temperaturas (como acontece na Região Centro-Oeste), a filial brasileira de uma fabricante da gélida Suécia resolveu apostar no conforto dos transportadores e motoristas do Brasil. Assim, o Volvo VM foi lançado aqui no final de 2003 com cabine leito e ar condicionado.

1ª Geração

Além do conforto, muita potência! A primeira geração contou com os semipesados 6×2 e 4×2, com motorizações de 210 e 240 cavalos. Os modelos tinham coluna de direção ajustável, sistema de basculamento hidráulico da cabine, dois tanques opcionais de combustível para maior capacidade, e opcionais para a operação de transporte, como imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de 9 marchas.

2ª Geração

A renovação da linha veio em 2005 com motores eletrônicos e piloto automático. O cavalo mecânico VM passou a ser oferecido na configuração de eixos 4×2, e motor eletrônico de 310 cavalos. Já o VM 6×4 poderia ser adquirido com motorização de 260 cavalos ou de 310 cavalos, e com a já conhecida cabine leito.

A segunda geração procurou atender o segmento que precisava de veículos para carretas com até três eixos. Para oferecer a força necessária nas operações, os caminhões foram equipados com motores de seis cilindros e um eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial. O trem de força tinha a mesma caixa de câmbio do modelo FH, a VT2214B.

3ª Geração

Entre as inovações, os motores chegaram com suas potências ampliadas. Bastante utilizado em áreas urbanas e trajetos regionais, o VM com propulsor de 210 cavalos passa agora a ter um motor de seis cilindros e 220 cavalos.

O propulsor do modelo rígido que antes tinha 260 cavalos de seis cilindros, agora tem 270 cavalos para transportar cargas mais elevadas e percorrer distâncias maiores.

Nas versões rígidas 6×2 e 4×2, o cavalo mecânico com 310 cavalos agora oferece 330 cavalos, e muito mais torque para operações em canteiros de obras. Até agora, os VMs nesta faixa de potência eram oferecidos somente na opção de cavalo mecânico.

Foto: Divulgação Volvo (VM 270)

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