Volvo apresenta veículos 6×4 com suspensor de eixo na Fenatran

Em apresentação nesta segunda-feira (9), dia de abertura da 20ª edição da Fenatran, em São Paulo (SP), a Volvo anunciou que já está disponível em sua linha de produtos uma demanda antiga dos compradores: o suspensor de eixo para cavalos mecânicos 6×4.

“Isso vai melhorar o conforto e economizar 4% de combustível no retorno”, afirmou o diretor de caminhões da Volvo, Bernardo Fedalto. Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo do caminhão 6×4 é desativado e as rodas são elevadas, resultado também na redução do arrasto e das perdas mecânicas.

“Este dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina.

Ao acionar o sistema, o veículo passa de uma configuração de 6×4 para 4×2. “Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4% de combustível”, observa o gerente. “É uma economia muito importante se considerarmos que o diesel muitas vezes representa até 50% da planilha de custos do transporte”, complementa Fedalto.

Veja também: CF85, da DAF, chega nas versões 4×2 e 6×2