ZF apresenta soluções para ônibus em evento na Colômbia

A ZF expõe seu moderno portfólio de produtos para ônibus na 6ª Feira Internacional de Transporte Coletivo – Movilidad y Transporte, que será realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, em Bogotá, na Colômbia. Junto com seu eixo AV 132, a empresa apresentará suas transmissões automáticas de 6 marchas, que elevam a qualidade do transporte público e reduzem o consumo de diesel.

Além de já ter uma presença forte no segmento de ônibus no Brasil, a ZF mantém-se atuante também na Colômbia, um importante centro de negócios desta área na região norte da América do Sul. Os produtos ZF estão presentes em frotas das principais cidades colombianas, como Bogotá, Cáli, Barranquilla e Medellín, e são fornecidos a montadoras como Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Bonluck.

Para aproveitar sua visibilidade no mercado durante a feira, a ZF Services, unidade de negócios do Grupo ZF voltada ao mercado de reposição, também estará representada no evento pelo novo time responsável pelo suporte técnico e comercial à Colômbia, Venezuela, Equador e Guiana. O novo escritório da ZF Services que será lançado ainda em 2013 se apoia no potencial do mercado regional, para oferecer soluções e produtos que atendam às necessidades das frotas locais, que são bem diferentes das existentes no Brasil ou Argentina.

Eixos para Ônibus Piso Baixo

O eixo traseiro AV 132 é um produto que pode ser aplicado, dentre tantas opções, em veículos para BRTs (Bus Rapid Transit). O design do centro do eixo – em forma de gota – torna possível reduzir a altura do piso dos ônibus no eixo traseiro em até 405 mm (menos de meio metro). Isso permite que os passageiros tenham mais conforto e segurança na hora de entrar ou sair do veículo. O AV 132 funciona como um sistema completo, e além da frenagem, possui componentes de suspensão, molas e itens de amortecimento, bem como sensores de desgaste de freios. Seu funcionamento é extremamente silencioso.

“Com o AV 132, a ZF torna-se a única fornecedora de eixos para aplicações com piso baixo total, um mercado formado por frotistas de São Paulo e Brasília, por exemplo, em nosso País, e também por empresas de Santiago, no Chile”, comenta Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF do Brasil.

Por sua baixa altura em relação ao solo, o AV 132 permite que não se altere a estrutura de corredores de ônibus, o que representa economia em investimentos públicos. Além de facilitar o acesso para pessoas deficientes e idosos, o eixo ZF é mais leve do que um eixo de piso normal (seu peso pode variar de 799 a 998 quilos), o que gera economia de combustível.

Transmissão ZF Ecolife

Disponíveis para veículos de diversas marcas, as transmissões automáticas de 6 marchas da ZF partem de um princípio já aplicado pela ZF em suas transmissões para automóveis: quanto mais marchas melhor, como demonstram as bem sucedidas aplicações da 8HP e, mais recentemente, da 9HP, respectivamente, as transmissões automáticas de 8 e 9 marchas.

Outro destaque das transmissões é o retardador hidráulico primário, que garante a eficiência de frenagem e, até 6 km/h, reduz a velocidade do veículo sem a utilização dos freios – sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta do forte tráfego.

“Hoje a transmissão automática está presente em veículos articulados e biarticulados, seja em operações de corredores BRT (Bus Rapid Transit) ou não. Mundialmente ela também se faz presente em veículos Padron. Este ano, fizemos uma série de apresentações desta inovação no Brasil em virtude das necessidades que estamos prestes a vivenciar em nosso País, com uma grande janela de investimentos gerada pela vinda de eventos internacionais como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. E desde 2011, levamos nossa tecnologia a Colômbia”, explica Alexandre Marreco.

Aproximadamente mais de 1.000 transmissões automáticas ZF-Ecolife de 6 marchas operam nos principais corredores de ônibus da Colômbia e de capitais brasileiras. E diversas outras aplicações estão em andamento, atendendo às necessidades das cidades para um transporte público eficiente e de qualidade.

As transmissões automáticas estão seguindo no continente sul-americano o mesmo caminho bem sucedido já percorrido em outros mercados globais. A ZF é líder global no mercado de transmissões automáticas para ônibus, com um market share de 51%. Na Europa Ocidental, a liderança se mantém, com 69% do mercado.

Serviço
6ª Feira Internacional do Transporte Coletivo – Movilidad y Transporte
Data: 27 a 29 de novembro de 2013
Local: Corferias Bogotá, Carrera 37, no 24 – 67, Bogotá, Colômbia

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