O Grupo ZF participará com dois lançamentos da Agrishow 2012, a 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorrerá de 30 de abril a 04 de maio em Ribeirão Preto (SP). As novidades em produtos são a transmissão 5WG98 para pulverizadores e o eixo TSA para tratores.
A transmissão 5WG98 para pulverizadores tem tecnologia Powershift com conversor de torque, cinco velocidades à frente e três para trás, e relações de marchas desenvolvidas para atender os requisitos das aplicações fora de estrada. O produto conta ainda com controle eletrônico, opção para 4×4 (incluindo desconexão do eixo frontal), saída PTO como padrão (bombas dos implementos), sendo ideal para veículos com motores de potência bruta de até 110 kW.
Já o eixo TSA para tratores traz um conjunto de vedações desenvolvido para trabalhos severos, inclusive em campos alagados. A performance de esterçamento do eixo é alta, atingindo até 58º, e permite ao trator atingir uma velocidade de 40 km/h sem danos ao eixo dianteiro. O TSA foi desenvolvido para suportar uso de pás carregadeiras e similares, e oferece maior facilidade de manutenção, pois suas peças são simples para montar e desmontar.
“Espera-se para esse ano lançamentos de novos tratores e colheitadeiras, dado o alto nível de concorrência e a busca por melhor market share. E a ZF faz parte desse cenário, contribuindo com componentes produzidos com alta tecnologia”, avalia Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada da companhia.
Eixos e transmissões
O Grupo ZF também destacará na Agrishow o eixo dianteiro AS-3065 com bitola larga. Desenvolvido especificamente para a aplicação canavieira, já é fornecido para modelos da AGCO. Com três metros de comprimento, é destinado a tratores com potência de até 180 cv. Por conta de sua dimensão, permite que o trator não passe com suas rodas por cima dos brotos de canaviais, o que aumenta a produtividade. Fabricados em Sorocaba, os eixos dianteiros AS-3065 proporcionam melhor contato com o solo e garantem elevado nível de conforto e segurança na condução do trator.
As transmissões sincronizadas T-600 para tratores foram projetadas e fabricadas no Brasil. Composta pelas transmissões T-620, T-640 e T-660, a linha atende veículos com faixa de potência entre 120 cv e 180 cv. Com 12 marchas à frente e 5 à ré, as transmissões da família T-600 são de fácil operação, pois apresentam acionamento eletro-hidráulico da tração dianteira com o apertar de um botão. O novo sistema de carcaças separadas (três partes) facilita ainda mais a manutenção. A mudança de marchas por cabo também permite uma maior ergonomia, pois tem cursos e esforços de engate reduzidos.
O transaxle T-537 é um produto que incorpora transmissão e eixo traseiro em um único pacote. Foi projetado para tratores com potência de até 75 cv. Seu design compacto (peso total de 695 kg), com menos componentes, proporciona maior facilidade na manutenção. Sua caixa de câmbio de quatro marchas totaliza 16 marchas à frente e velocidade máxima de 40 km/h.
No estande do Grupo ZF, um dos focos será a transmissão para caminhões fora de estrada. Para estes veículos, há as transmissões automatizadas de 12 e 16 marchas (ZF-ASTronic), que podem ser aplicadas adicionalmente com bomba de direção auxiliar, trocador de calor e Intarder (freio hidrodinâmico auxiliar integrado à transmissão). Um dos clientes que utiliza essa tecnologia é a Iveco, em seu caminhão Trakker, modelo que conquistou o 2º e 6º lugares no Rali Dakar 2012.
Componentes para chassis
No segmento destinado às barras de direção, a ZF apresentará a barra de direção draglink. Conhecida como “Anaconda”, o equipamento utiliza terminais que apresentam ausência do conjunto mola, gerando assim uma melhora na dirigibilidade e maior durabilidade do produto.
Outro produto que será exposto é a barra de reação em “V” (Vlink). Responsável por impedir o deslocamento excessivo do eixo em relação ao chassi, utiliza buchas de borracha ZF Boge e proporciona alto desempenho e durabilidade. A Vlink é aplicada em veículos extrapesados, onde a robustez torna-se fundamental para garantir a segurança.
Por fim, a barra estabilizadora de cabine apresenta um acoplamento trilobal entre tubo e haste lateral, eliminando a existência de soldas e proporcionando maior confiabilidade e conforto ao conjunto.
Foto: Divulgação/ZF