Seminário Zero Acidentes discute desafios do transporte rodoviário de cargas

É possível atingir zero acidentes envolvendo caminhões? E qual a imagem que a sociedade brasileira tem do transporte de cargas? Estes questionamentos estão no centro do debate do Seminário Volvo de Segurança Zero Acidentes, que será realizado em Curitiba no dia 04 de setembro.

O seminário é o primeiro de uma série de encontros que o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) vai realizar no país para engajar os transportadores e entidades do setor na visão Zero Acidentes adotada recentemente pela Volvo no Brasil. O Zero Acidentes é a visão de segurança adotada pelo Grupo Volvo no mundo e tem como ideal de futuro zero acidentes envolvendo os seus veículos.

“Faremos debates regionais, para discutir formas de aumentar a segurança no transporte comercial de acordo com a realidade e as necessidades das diferentes regiões do país. Sabemos que a meta de zero acidentes envolvendo veículos Volvo é extremamente desafiadora, que pode parecer utopia, mas a realidade só é transformada com ousadia. Por isso precisamos somar esforços, com a nossa rede de concessionárias e toda a cadeia de negócios envolvida com transporte comercial”, explica Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

No seminário também será apresentada os principais resultados da pesquisa “A Imagem do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil” realizada pelo Instituto Bonilha a pedido do PVST. O estudo aponta que 63% dos entrevistados acreditam que os motoristas usam estimulantes para permanecerem mais tempo no volante e que 58% acreditam que profissão não é valorizada. Em relação à segurança, 40% acreditam que os acidentes são provocados pela má conservação das estradas, e 21% que são provocados por imprudência dos motoristas.

“Estes resultados nos dão subsídio para determinar ações concretas que colaborem para aumentar a segurança nas estradas e para valorizar o motorista profissional”, destaca Anaelse.

Além das transportadoras, participam do debate entidades que representam ao setor do transporte de cargas NTC & Logística, Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná), Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná), e Sest Senat.

ISO 39001

Durante o seminário também será apresentada e detalhada a ISO 39001, norma internacional de gestão de segurança de tráfego. “A proposta é incentivar as empresas a adotarem a norma e mostrar um passo a passo do que fazer para que seja implementada”, afirma JPedro Corrêa, especialista em segurança no trânsito e consultor do PVST.

A ISO 39001 segue a mesma estrutura de normas ISO de sistemas de gestão, e pode ser facilmente ser integrada a um sistema de gestão já existente nas empresas.

- Publicidade -