O longo tempo em que estamos convivendo com essa dura pandemia do coronavírus mostrou como uma doença global como essa pode mesmo interferir na economia. Empresas dos mais diversos segmentos vêm acumulando quedas na produção, nas vendas ou mesmo suspendendo as atividades em virtude das medidas de isolamento social. Mas algumas empresas na área de transporte não estão enfrentando esses mesmos problemas. O empresário Osmar Oliveira, presidente da 4TRUCK Soluções Sobre Rodas, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários para o segmento leve do País, afirma que em sua empresa o número de orçamentos aumentou até 50% nas últimas semanas. Boa notícia, não é mesmo?
Os principais responsáveis por esse aumento foram transportadores e frotistas ligados à entrega de alimentos, medicamentos, material de limpeza, higienização têxtil, e-commerce, manutenção de redes de telefonia e internet. Na verdade, apesar das restrições de funcionamento de diversos setores, outros considerados essenciais não pararam. Pelo contrário, até precisaram intensificar as entregas.
Se esses setores continuam com bastante demanda, para abastecer as necessidades essenciais da população semi-confinada, a gente percebe que outros tiveram queda significativa na procura de implementos nesse período. As indústrias de itens não essenciais praticamente tiveram suas vendas reduzidas. A esperança – na verdade a certeza – é de que tudo voltará ao normal assim que essa violenta crise passar. E ela vai passar, a gente tem certeza. Especialmente agora, que as vacinas contra o coronavirus já estão chegando.