As novidades da Cummins para a Fenatran 2011

A Cummins Brasil antecipou hoje a apresentação do pacote Euro 5, programada para a 18ª edição da Fenatran, o Salão Internacional do Transporte, que acontece entre os dias 24 e 28 de outubro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo/SP.

Para atender às normas Euro 5, a Unidade de Negócios de Motores da Cummins coloca no mercado sete motores eletrônicos, sendo quatro novidades para o mercado brasileiro e três versões incrementadas.

Motores

Os motores ISB 4, ISB 6 e o novo ISL terão inovações tecnológicas. O Cummins ISB 4, que é aplicado em ônibus e caminhão, recebeu maior cilindrada – de 3,9 para 4,5 litros (15% a mais) – e sua potência passou de 172 para 210 cavalos (22% a mais).

O motor ISB 6 de 6,7 litros (ante os 5,9 litros de 274 cavalos de seu antecessor) desenvolve agora 304 cavalos.

O ISC 8.3 de 324 cavalos evoluiu para o ISL de 8,9 litros, capaz de desenvolver até 405 cavalos de potência. Uma versão do ISL a gás também será oferecida pela empresa, com importação dos Estados Unidos.

Compacto em relação aos concorrentes, os novos motores ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros, foram projetados para atender picapes, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).

Acessórios

O sistema integrado foi desenvolvido pelas unidades de Motores, Sistemas de Combustíveis, Sistemas de Filtração, Turbos e Soluções de Emissões da empresa.

A unidade Filtration foi responsável pelo desenvolvimento do Direct Flow, um filtro de ar mais compacto e fabricado com materiais plásticos. A Cummins Turbo Technologies (CTT) traz os turbos de Geometria Variável (VGT) e Duplo Estágio, que poderão ser utilizados por qualquer fabricante.

Foto: Divulgação Cummins