Atravessamos o Rodoanel Sul com um Atego; veja o teste!

por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo (SP) para o Brasil Caminhoneiro

Desde a chegada dos caminhões Euro 5 ao Brasil é possível ver as tecnologias que antes eram exclusivas de modelos topo de linha chegando aos semipesados. Nos dias de hoje, praticamente todas as montadoras possuem veículos desse segmento com itens como a transmissão automatizada, uma necessidade para transportadores que querem reduzir os gastos com combustíveis. Para a Mercedes-Benz, esse movimento se chama Econfort, conceito introduzido no Atego 2430 6×2.

Detalhe da grade

A convite da Mercedes-Benz, a reportagem do Brasil Caminhoneiro testou um 2430 em operação. E o melhor de tudo é que você pode ganhar o seu participando da promoção Compre e Concorra da Caravana Siga Bem 2015. Clique aqui para saber como participar e aqui para fazer o seu cadastro.

Entre os pontos que formam a base do Econfort (economia, conforto e força), o ponto de destaque é o conforto. De fato o conjunto é economia e forte para sua categoria, mas em termos de conforto para o motorista, a cabine do Atego apresenta vantagens em relação aos concorrentes. São quatro opções: curta, extendida, leito tato-baixo e leito-teto-alto.

Detalhe da lateral do 2430

Nosso teste foi com a cabine leito teto-alto. O espaço interno é amplo, com espaço para pendurar cabides, toalhas e muitos bagageiros. Além disso, a cabine leito possui uma opção de cama king size, 50 centímetros maior que a convencional. O revestimento é de fácil lavagem, assim como o da cama, que possui um zíper que facilita a remoção.

No entanto, caminhão também precisa ser econômico. E o modelo cumpre essa exigência com um trem de força integrado. O motor é o OM 926 LA, otimizado para gerar a potência de 286 cv e torque de 1.250 Nm entre 1.100 e 1.200 rpm. A transmissão automatizada PowerShift G-211 é a responsável por dar desempenho para essa força através das funções EcoRoll – uma espécia de banguela controlada -, Power – que aumenta a aceleração para facilitar ultrapassagens -, e Manobra. Há também a opção de câmbio manual, de 9 marchas em H sobreposto.

Detalhe do farol

A relação de redução também possui quatro opções que ampliam a aplicação do modelo. São elas: i=3,30, i=3,58 (de série), i=3,90 e i=4,30. E para quem busca um veículo semipesado 8×2, a Mercedes-Benz disponibiliza o eixo extra com um conjunto completo para a adaptação em terceiros.

Ao todo, rodamos 141 km em cerca de duas horas de teste, alcançando uma média um pouco acima de 4 km/l. Com preço sugerido de aproximadamente R$ 252 mil, o Atego 2430 6×2 é uma opção de respeito para quem busca comprar um semipesado.

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