Aumentam as vendas em abril, mas primeiro semestre pode ser frustrante

por Mauro Cassane,
editor-chefe do Portal Brasil Caminhoneiro

O mercado de caminhões provou, enfim, alguma recuperação em abril quando foram emplacados 10.886 unidades, registrando alta de 17,8% em comparação com março (9.239 veículos). Ainda assim o resultado é 22% inferior a abril do ano passado, quando foram emplacados 13.965 caminhões novos.

No acumulado, de janeiro a abril deste ano, foram computados 41. 332 veículos vendidos, contra 48.305 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado, registrando queda de 14,4% na comparação de 2014 com 2013. Dois segmentos vêm puxando, para baixo, os resultados deste ano no comparativo com o ano anterior: leves (queda de 26,8%) e médios (queda de 14%). Os semipesados tiveram a menor queda neste período (-8%). Já os pesados provavelmente refletem a queda geral que vai ser computada neste ano: – 11,8%.

Executivos da indústria culpam a demora para a definição das regras do Finame como uma das causas desta retração de mercado neste começo do ano, a outra causa, de acordo com fontes consultadas na indústria, é a dificuldade para a liberação dos créditos. Contudo, o primeiro mês do segundo trimestre pode marcar uma reversão da tendência de queda e começar, efetivamente, a reação. Mas a um mês da Copa do Mundo, ninguém consegue prever muito otimismo para o último mês do segundo trimestre (junho) e todos apostam suas fichas em uma reação das vendas neste mês de maio.

Nos ônibus o quadro não foi favorável nem em abril. O mercado emplacou 2.237 unidades marcando queda de 8,8% em comparação com março quando foram documentados 2.454 ônibus no País. No acumulado, de janeiro a abril deste ano, estão emplacados 9.189 veículos contra 10.405 no quadrimestre do ano passado, registrando queda de 11,7%. Fica evidente que o efeito copa, se era para incrementar a frota, aconteceu no ano passado.

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