Automec apresenta novidades em ano favorável para setor de reposição

por Leandro Tavares,
de São Paulo (SP) para o Brasil Caminhoneiro.

A Automec Pesados & Comerciais 2014 levou ao Anhembi, em São Paulo (SP), cerca de 600 marcas do setor de reposição automotiva. Visto pelos expositores como uma oportunidade de conquistar novos clientes e parceiros, o evento também apresentou nesta semana novidades tecnológicas para o mercado e trouxe expositores internacionais.

“A Automec acontece num momento favorável para o setor de autopeças. Significa que a produção de autopeça cresceu 4,8% de 2012 para 2013, enquanto as vendas para fabricantes tiveram alta de 8,5% e o mercado de reparação cresceu 4,8%”, afirmou Rodrigo Rumi, diretor da Automec Pesados & Comerciais.

Entidade que representa o segmento, o Sindipeças prevê incremento de 14% em 2014 na comparação com 2013. Para Rumi, os investimentos no Brasil influenciam esta projeção. “Há o número de montadoras aparecendo no País de forma espontânea. Temos muitas fábricas sendo instaladas, além do mercado de reparação crescendo e uma série de fatores que fazem com que os veículos precisem trocar suas peças”, explicou o executivo.

Além da presença de marcas nacionais, expositores internacionais também apareceram mais uma vez no evento. “Cerca de 30% dos expositores são de fora do País, entre eles americanos, europeus, turcos, e entre empresas internacionais, aproximadamente 25% são chineses”, disse Rodrigo Rumi, que vê com bons olhos a presença dos asiáticos no mercado nacional. “Nos anos 80 tivemos os americanos, depois nos 90 foram os japoneses, nos anos 2000 eram os coreanos. Agora é a vez dos chineses. Nós não devemos de forma alguma ter preconceito com isso, até por eles terem produtos excelentes que servem bem ao mercado”, conclui.

- Publicidade -