Blindado da Iveco, Guarani é destaque na LAAD 2017

Exército Brasileiro conta com mais de 240 unidades do blindado produzido pela Iveco

guarani

Em um evento repleto de novidades do setor de defesa e segurança, o VBTPGuarani, blindado fabricado pela Iveco em Sete Lagoas (MG), se destaca por ser o veículo escolhido pelo Exército Brasileiro para seu projeto de modernização de frota.

Veja também: Scania leva caminhão 6×6 para LAAD 2017

Humberto Spinetti, diretor da Iveco para a América Latina, ressalta que o Guarani se consolidou como um dos principais veículos blindados em sua categoria.

“Utilizamos a experiência da marca para desenvolver e produzir um produto com alta tecnologia e com baixo custo de manutenção, sendo a versatilidade de sua aplicação um dos pontos chaves do projeto.”

Curiosidades

Para produzir cada blindado são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6×6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica, o que dificulta sua localização pelos inimigos, entre outros.

A Iveco tem origem italiana e mais de 75 anos desenvolvendo e fabricando soluções para as áreas de defesa e proteção civil. Com clientes em mais de 100 países, incluindo os países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a marca comercializa uma gama completa de veículos multifuncionais, blindados e para transporte de cargas e tropas.

A unidade de Veículos de Defesa instalada na cidade mineira é a primeira da Iveco fora do continente europeu. A fábrica é responsável pela produção do blindado Guarani. Uma pista de testes foi construída nesse complexo industrial exclusivamente para testar as capacidades operacionais do blindado.

Serviço

LAAD 2017 – Defence & Security

Local: Riocentro – Rio de Janeiro (RJ)
Data: de 4 a 7 de abril