Caminhão autônomo roda pela primeira vez em mina subterrânea

Caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas.

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Um trajeto de sete km 1.300 metros abaixo do solo passando por túneis estreitos. Este foi o desafio encarado por um Volvo FMX totalmente autônomo na Mina de Kristineberg, no norte da Suécia, tornando o veículo o primeiro do tipo a ser testado em operações subterrâneas. O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas.

500x313_kcmzrsqxvrgxdohfbigsta4htl“Através de nossa cooperação com Boliden, o desenvolvimento de veículos autônomos está entrando em uma nova fase. Esta é a primeira vez que veículos autônomos estão sendo testados em operações regulares subterrâneas, e os resultados proporcionarão insumos valiosos para nossa missão permanente de transformar descobertas técnicas em benefícios práticos para clientes,” explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

“Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Volvo. A meta é estudar como essa tecnologia pode contribuir para transportes seguros e produtivos em áreas de aplicação severas com limitações geográficas.

O vídeo “O primeiro caminhão autônomo do mundo em mina subterrânea” mostra as oportunidades que se abrem com o uso dos caminhões autônomos. O vídeo foi filmado nas duras condições operacionais da Mina de Kristineberg, há 100 quilômetros de Arvidsjaur no norte da Suécia. No filme, Torbjörn Holmström mostra o quanto o caminhão é seguro.

O executivo não hesita em ficar no caminho, no meio da galeria da mina, com o caminhão se aproximando. “Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga até o caminhão aplicar os freios”, conta.

O caminhão totalmente autônomo que assume o papel principal no filme é um Volvo FMX. Usando vários sensores, o veículo monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento. Ao mesmo tempo, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível. O caminhão faz parte de um projeto de desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas, e está sendo testado em condições reais pela primeira vez.

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