Caravana Siga Bem faz encerramento em dois dias de eventos no Sambódromo, em São Paulo

Hoje e amanhã (23) acontece o grande evento de encerramento e premiação da 6ª Caravana Siga Bem, a maior ação de promoções e responsabilidade social itinerante da América do Sul, patrocinada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora e MAN Latin America – fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN. O projeto, que partiu de Itajaí (SC), no início de abril, percorreu perto de 19 mil quilômetros pelo País, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Ao longo destes seis meses de estrada, mais de cinco mil caminhoneiros participaram das provas teóricas para a competição “Caminhoneiro do Ano”.

Hoje, na pista do Sambódromo do Anhembi, estão sendo realizadas provas prática e teórica que irá definir o “Caminhoneiro do Ano 2012”. Depois de seis meses e mais de 11,5 mil testes de conhecimentos teóricos aplicados nos 85 dias de eventos da Caravana Siga Bem em postos da rede BR e nas concessionárias MAN, o concurso “Caminhoneiro do Ano 2012” chega à sua fase final com 21 caminhoneiros classificados. Todos eles serão reconhecidos com troféus e os 10 melhores colocados serão premiados na cerimônia de encerramento, que acontece no dia 23 a partir das 19:30, no espaço Anhembi da SP Turis, no Sambódromo.

O “Caminhoneiro do Ano 2012” receberá um VW Constellation 25.390 zero quilômetro. O segundo colocado ficará com um automóvel Gol e o terceiro levará para casa uma moto 125 cilindradas. O jantar de encerramento da 6ª edição da Caravana Siga Bem contará ainda com a presença dos maiores revendedores da Rede Siga Bem da Petrobras, dos Concessionários MAN, dos dirigentes das entidades mais representativas do setor de transporte, da diretoria das empresas patrocinadoras e de Ministros de Estado das pastas diretamente envolvidas nas causas sociais, alvo da ação da Caravana Siga Bem.

Paralelamente à Caravana Siga Bem, ocorreu em todo Brasil uma grande promoção envolvendo a compra de produtos dos postos BR e concessionárias MAN. A cada compra o caminhoneiro recebia cupons para concorrer a caminhões Volkswagen a cada dois meses. Foram sorteados três caminhões, dois Volkswagen Delivery 8-160 e um Constellation 24-280. Durante os seis meses da promoção a Caravana recebeu mais de 1,6 milhão de cupons.  Nos 85 dias de eventos da Caravana Siga Bem mais de 1,4 mil caminhoneiros fizeram “Test Drive” com os caminhões VW e MAN com motorização Euro 5 e abastecidos com diesel S 50 e Flua.

Responsabilidade Social

A Caravana Siga Bem envolve diversas ações de responsabilidade social como a campanha Siga Bem Criança de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com a divulgação do Disque 100 para denúncias; e ao longo desses seis meses recebeu cerca de sete mil crianças que puderam, junto com os caminhoneiros, assistir as atividades envolvendo 188 projetos ligados à proteção de crianças e adolescentes; a campanha do Siga Bem Mulher, que envolve ações de conscientização alertando sobre como prevenir e eliminar a violência doméstica e familiar contra as mulheres com um canal aberto para ajuda, orientação e denúncias, o Ligue 180. Além dos folhetos e adesivos dos dois projetos sociais distribuídos a todos os caminhoneiros, as duas ações foram acompanhadas de palestras que receberam, durante o período, um público de 4.500 pessoas. Os parceiros do Sest-Senat também atuaram nos eventos da Caravana e com isso realizamos 1.627 testes de glicemia, 2.8 41 exames de pressão arterial, 65 exames oftalmológicos e fizemos 346 vacinações.

Peça teatral "Paixão é igual fumaça, sufoca mas passa"

Em todas as paradas realizadas nos Postos da Rede Siga Bem e nos Concessionários Volkswagen/MAN, foram ministradas palestras em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que mobilizou instrutores para orientar os motoristas e o público presente a respeito das leis e educação no trânsito. Além disso, por meio do CONPET – Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, técnicos fizeram a medição do nível de opacidade da fumaça emitida pelo escapamento dos veículos dos caminhoneiros presentes nos eventos com o uso do opacímetro.

O grande desafio da Caravana Siga Bem nesse ano foi falar dos benefícios que as novas tecnologias de motores e de combustíveis trazem ao meio ambiente sem abrir mão das questões fundamentais de responsabilidade social que são pilares da Caravana desde a primeira edição. Para ilustrar mais fortemente esses benefícios, foi desenvolvida uma peça de teatro apresentada em todas as paradas da Caravana e que enalteceu as características dos novos produtos que atendem a norma Proconve 7, o motor Euro 5 MAN, o diesel S-50, o Flua e o Lubrax Advento, tudo inserido num contexto de ludicidade que reforça um forte conceito de proteção ao meio ambiente.

A peça denominada “Paixão é igual fumaça, sufoca mas passa”, teve um público de quase 7.000 pessoas, é protagonizada pelos próprios motoristas e staff de operações da Caravana Siga Bem e será destacada durante o evento de encerramento através de um vídeo clipe de suas apresentações e um sketch ao vivo.

(EH)

Foto: Augusto dos Santos