Caravana Siga Bem realiza maratona de eventos no Posto Sakamoto II, em Guarulhos

A Caravana Siga Bem, projeto que conta com patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e MAN Latin America – fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, realizou quatro dias de muita festa e ação social no Posto Sakamoto II, em Guarulhos, grande São Paulo. Entre os dias 17 e 20 desse mês, os caminhoneiros que passaram pelo posto da Rede Siga Bem da Petrobras, puderam contar com diversos serviços gratuitos, entretenimento e muita informação. Esta foi a 46ª parada da sexta edição do projeto que teve início em abril e já percorreu mais de 17 mil quilômetros desde sua primeira etapa em abril, quando partiu de Itajaí (SC).

Um dos principais destaques da programação de eventos que a Caravana ofereceu aos caminhoneiros no Posto Sakamoto foi a Escola de Samba Mocidade Alegre que apresentou sua premiada bateria, a ala das baianinhas e a Porta-Bandeira e o Mestre-Sala mirins. A Mocidade Alegre oferece diversas atividades matinais para crianças e adolescentes da comunidade, que participam de aulas de bateria, dança, entre outros. Outra grande atração foi o Projeto Estúdio de Artes Mundo da Fantasia que levou seus pequenos artistas ao palco do projeto e apresentou um teatro musical sobre a história do folclore no País.

A música sertaneja foi bem representada pelos artistas André Neves, a dupla As Mineirinhas, que lotou o pátio do Sakamoto, e Carreirinho da Viola e Banda, que fez um verdadeiro ‘modão’ de viola caipira para alegria dos caminhoneiros.

O espetáculo ‘Paixão é igual fumaça, sufoca, mas passa’ também fez parte da programação. A peça, encenada pelos membros da Caravana Siga Bem, mostra de maneira bem humorada o que as novas tecnologias aplicadas aos produtos da Petrobras, e aos caminhões da Volkswagen trazem de benefício para o meio ambiente.

Responsabilidade Social

Para falar aos caminhoneiros sobre a importância do Siga Bem Criança – em defesa dos direitos da criança e do adolescente por meio do Disque 100, foi convidada a Conselheira Tutelar de Guarulhos, Adriana de Oliveira, que ressaltou a importância da denúncia. “As pessoas precisam entender que ao denunciar, elas podem salvar uma vida. A denúncia também pode ser feita ao Conselho Tutelar da região para que o caso seja analisado”.

Para Edvando Andrade, 41 anos, 18 deles na estrada, a palestra foi esclarecedora. “Algumas informações eram desconhecidas para mim. Viajo sempre com meu enteado de 11 anos e não sabia que precisava de um documento assinado pelos pais para que ele pudesse me acompanhar. Além disso, esse tipo de ação da Caravana Siga Bem, ressalta a importância que nós caminhoneiros temos no caso de ver crianças em situações de risco. Por isso é importante denunciar”, disse.

Elaine Marques, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Guarulhos, conversou com a turma da estrada sobre o Siga Bem Mulher – que combate a violência contra as mulheres através do Ligue 180. “É preciso que os caminhoneiros tenham conhecimento de que existem vários tipos de violência e todas são passíveis de punição. Falamos também sobre a importância da Lei Maria da Penha, que melhorou muito a situação das mulheres, hoje elas estão mais conscientes e vão atrás dos seus direitos”, comenta Elaine.

Test Drive e Caminhoneiro do Ano 2012

No Posto Sakamoto II os caminhoneiros puderam testar três dos novos caminhões da Linha Advantech da Volkswagen: Constellation: 19.330, 24.280 e 25.390. Também foi possível participar do Concurso Caminhoneiro do Ano 2012. Por meio de um questionário, aqueles que obtiverem o maior número de pontos, no menor tempo possível conquistam a chance de disputar a grande final, que terá como prêmio um Constellation 25.390.


Posto Sakamoto

Inaugurado em 1953, o Posto Sakamoto acompanhou o desenvolvimento e a duplicação de uma das principais rodovias do País, a Presidente Dutra. Com a duplicação da rodovia, foi inaugurada a segunda unidade do posto, desta vez no sentido Rio – São Paulo, e desde então o local se tornou ponto de parada para motoristas de todo o País. Com uma área total de 160 mil metros quadrados, o Sakamoto II tem capacidade para receber até 600 carretas em seu estacionamento e possui estrutura completa para o motorista. “Procuramos crescer de acordo com a demanda. Temos amplo estacionamento, serviços de alimentação, sala de lazer com televisão, internet, além de uma unidade do SEST/SENAT que oferece cursos de aperfeiçoamento para o caminhoneiro. Procuramos sempre manter a qualidade e o bom atendimento”, explicou Claudio Sakamoto, sócio do local.

Somando as duas unidades, a rede comercializa aproximadamente 4 milhões de litros de diesel por mês. Deste total, cerca de 10% é representado pelo novo Diesel S50. Satisfeito com a nova passagem da Caravana Siga Bem, Cláudio diz que a festa já entrou para o calendário de eventos do local. “A Caravana Siga Bem é um projeto sempre muito aguardado por todos, funcionários e motoristas que passam pelo posto. Desde sua primeira edição o projetou passou por aqui e todos sempre aguardamos com muita ansiedade. Só temos que agradecer a presença do evento aqui por mais um ano”, falou Sakamoto.

(EH)

Foto: Augusto dos Anjos