Caravana Siga Bem se despede da quarta etapa com grande festa em Três Marias (MG)

A Caravana Siga Bem realizou a 36ª parada desta edição do projeto entre os dias 17 e 18 de agosto, no Posto Beira Rio, em Três Marias (MG). Foram dois dias de muita festa, serviços e responsabilidade social para os motoristas e comunidade local que passaram pelo posto. Agora a Caravana Siga Bem faz uma pausa e retorna para sua última etapa, no próximo dia 27 de agosto, no Posto Barra Sete, em Betim (MG).

A maior ação de responsabilidade social das estradas da América Latina conta com patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora e MAN Latin América – fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN. Para a realização de cada evento, o projeto conta com grandes parceiros, como o SEST/SENAT, que leva serviços e informações para o público caminhoneiro. Carlos Eduardo, fisioterapeuta do SEST/SENAT, esteve com sua equipe no Posto Beira Rio, onde distribuiu folhetos informativos e conversou com a turma do trecho sobre a importância dos cuidados com a coluna. “A fisioterapia está sendo lançada em todas as unidades do SEST/SENAT. O principal objetivo é cuidar da saúde da coluna dos trabalhadores. Vamos promover orientações posturais, alongamentos e exercícios físicos, reabilitando as áreas lesionadas”, explicou.

Rede Siga Bem de proteção

Para conscientizar o público das estradas, que presenciam situações de violência e exploração contra crianças e adolescentes, a Caravana Siga Bem realiza palestras informativas que visam difundir as campanhas de responsabilidade social da Petrobras: o Siga Bem Criança (em defesa dos direitos da criança e do adolescente, e divulgação do Disque 100); e o Siga Bem Mulher (do combate à violência contra as mulheres, através do Ligue 180).

Para a conselheira tutelar de Três Marias, Marileuza Jesus, que ministrou palestra sobre o Siga Bem Criança, é preciso uma mobilização maior por parte de toda população para acabar com os casos de violência. “A demanda em nossa cidade ainda é muito grande. Temos que nos unir e incentivar a população a denunciar. Precisamos livrar nossos jovens desse tipo de constrangimento”, ressaltou.

Denilda Peres Souza, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), enfrenta uma luta diária no combate à violência contra as mulheres, e no bate-papo com os caminhoneiros, ofereceu informações sobre a gravidade desse problema social, passível de punição severa. “Segundo pesquisa do IBGE, 63% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência. A população precisa saber que violência contra a mulher é crime. Para denunciar basta utilizar o Disque 180, canal de denúncias onde não é preciso se identificar”, explicou.

O caminhoneiro Edson Batista participou das duas palestras e se mostrou satisfeito com as informações. “Estou mais consciente e isso é muito importante. Nós caminhoneiros presenciamos muitas coisas erradas nas estradas. Se cada um fizer sua parte e denunciar as coisas podem melhorar”, disse.

Show e diversão

Em cada parada, a Caravana Siga Bem abre espaço para que projetos e ONGs locais se apresentem, levando música, cultura e entretenimento para a população estradeira. Em Três Marias os alunos do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) deram um show, com apresentação de poemas de Carlos Drummond de Andrade e duas coreografias de dança.

Segundo José Augusto Mesquita, coordenador do projeto, cerca de 120 crianças em situações de vulnerabilidade social são atendidas pelo PETI. Esses jovens participam de aulas de reforço escolar, oficinas de artesanato, barco a vela, informática, esporte e lazer. “Procuramos resgatar valores e o vínculo familiar. Nosso objetivo é transformar essas crianças por meio da arte e do esporte, para que elas cresçam com dignidade”, comentou Mesquita.

Também passaram pelo palco o Teatro do Pró-Jovem Adolescente, que apresentou a peça ‘O Ratinho’, o Projeto Pastorinhas Mirins, apresentação de fitas com o Projeto FADA e número de percussão com o Instituto Opará. A cultura sertaneja local foi representada pelas duplas Thiago & Nael, Marcos & Leandro e as pequenas estrelas Natália & Isabela, que encantaram o público com muito talento e simpatia.

Nos dois dias a turma da estrada acompanhou o espetáculo ‘Paixão é igual fumaça. Sufoca mas passa’, encenado pelos membros da Caravana Siga Bem. A peça oferece informações sobre as novas tecnologias que estão a favor do meio ambiente, os novos produtos da Petrobras: Diesel S50 (com menos enxofre) e FLUA Petrobras, e também os novos caminhões da MAN/Volkswagen, tudo com muito bom humor.

Test Drive e Caminhoneiro do Ano

A Caravana Siga Bem colocou à disposição dos caminhoneiros os novos modelos da linha Advantech da Volkswagen: 19.330, 24.280 e 25.390. Além de conhecer de perto os brutos, os motoristas puderam realizar test drive e conhecer de perto as novas tecnologias dos caminhões com motorização Euro 5. Para Marcos Giovane Tavares, motorista com 17 anos de estrada, o mais surpreendente no modelo 19.330 foi o conforto: “O conforto e segurança impressionam, o câmbio é muito macio”. Já Gilmar Aparecido, caminhoneiro há 22 anos, o silêncio na cabine chamou atenção: “Além do conforto, o caminhão é muito silencioso. A partir do momento que você fecha as janelas, não se escuta mais nada. Isso faz muita diferença para quem fica até 14 horas dentro do caminhão”.

Os motoristas puderam se inscrever no Concurso ‘Caminhoneiro do Ano 2012’. Os interessados responderam a um teste, onde os melhores colocados conquistam vaga para a grande final, que será realizada em São Paulo, e terá como grande prêmio um caminhão zero quilômetro. Deni Gabriel Galdez não perdeu tempo e se inscreveu, conseguindo oito pontos, de um total de dez. “Tive um pouco de dificuldade em relação ao tempo, pois além de acertar, tem que ser rápido. Acredito que para ser o caminhoneiro do ano é preciso acima de tudo respeito. Respeito às leis, as pessoas, a sua vida, respeito como um todo”, disse o estradeiro.

Posto Beira Rio

Localizado na BR 040, na altura do KM 272, o Posto Beira Rio oferece serviços de alto padrão para os motoristas. Segundo a gerente Lorena Rocha, além de oferecer o melhor em produtos Petrobras, o posto preza pelo atendimento diferenciado aos caminhoneiros. “Aqui, além do novo Diesel S50, oferecemos serviços como lubrificação, troca de óleo, lavador, controle de teste de fumaça, borracharia, e restaurante, que funciona com acompanhamento de um nutricionista, que prepara uma alimentação balanceada”, afirmou.

Com uma saída média mensal de um milhão de litros de diesel por mês, o Posto Beira Rio tem visto a cada dia aumentar a procura pelo novo combustível da Petrobras. “Motoristas de caminhões mais antigos também procuram o novo S50. Nossos clientes já sabem que o diesel é bom não só para o meio ambiente, mas para o caminhão também.”, finalizou.

Em sua sexta edição, a Caravana Siga Bem se prepara para a reta final. O projeto que já percorreu mais de 15 mil quilômetros, percorrendo diversos Estados de norte a sul do País, faz suas últimas paradas na região sudeste. O início da quinta e última etapa acontece no próximo dia 27, no Posto Barra Sete, em Betim (MG).