Carroceria de madeira: entenda nova legislação e dicas de amarração

O transporte de carga em caminhões com carroceria de madeira exige muitos cuidados. Pensando nisso, a turma da Caravana Siga Bem foi falar com os amigos do trecho que passaram pela nossa festa.

O comboio do eixo norte fez paradas em Teixeira de Freitas (BA), no Posto Malacarne, e Além Paraíba (MG), no Posto Faisão.

Como sempre, o público que acompanhou as festas pode conferir muitas atrações culturais e aproveitar as ações de cidadania. O pessoal cortou cabelo, fez massagem, participou de palestras e curtiu muito junto com a equipe da caravana.

Na Bahia, conhecemos José Valdir Corrêa, caminhoneiro a 38 anos e dono de um Mercedes 1113. O carinho de José pelo caminhão é igual ao que ele tem pela estrada e pela vida no trecho. Os muitos amigos que ele faz em cada parada é motivo de orgulho para o caminhoneiro.

Já em Minas, conhecemos o José Raimundo de Moraes, caminhoneiro paulista com 51 anos de profissão. Com tanta bagagem, José nos deu dicas de como fazer uma boa amarração de carga para quem usa carroceria de madeira. Ele frisou a importância de não deixar a carga folgada para não avariar o produto.

Outro parceiro que estava na festa com seu caminhão de carroceria de madeira era o caminhoneiro Douglas Júnior. Com ele aproveitamos para lembrar os parceiros do trecho da nova regulamentação para esse tipo de carroceria.

A norma do Contran diz que carrocerias novas precisam ter fixadores de metal com perfil “U”. Já as antigas devem adicionar aos dispositivos de amarração perfis metálicos em “L” ou “U”. A norma entrou em vigor no fim de 2016 e os caminhoneiros tem até dezembro para se adequar.

Continuando a festa da Caravana, os parceiros do trecho aproveitaram para conhecer os caminhões Mercedes-Benz. O test drive com os pesados que rodam o país com nosso comboio é um dos pontos altos para os amigos da estrada.

Fechando a noite nas duas paradas muita música! O cantor sertanejo Pedro Joseph foi a atração em Teixeira de Freitas. Enquanto os parceiros de Além Paraíba dançaram muito forró com a banda Cassius.

- Publicidade -