CeMAT South America apresenta soluções para nó logístico dentro de armazéns

por Leandro Tavares,
de São Paulo (SP) para o Brasil Caminhoneiro

A vocação rodoviária do transporte de carga no Brasil alcançou um ponto onde a grande oferta de caminhões da frota circulante reduz os valores de fretes e a infraestrutura logística defasada causa um verdadeiro nó logístico. Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, a CeMAT South America 2015 começou na terça-feira (30 de junho) em São Paulo (SP) com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas para o setor, principalmente para a movimentação de cargas dentro dos armazéns.

Diretor executivo da empresa organizadora do evento, a Hannover Fairs Sulamerica, Valério Regente acredita que a feira acontece num momento oportuno, em que o Brasil precisa aumentar a produtividade. “Muito se fala nos problemas de logística, mas problema logístico começa dentro do armazém, no intralogístico”, afirma o executivo. “A CeMAT se posiciona como uma plataforma na qual a tecnologia se faz presente e a gente procura proporcionar isso à nossa indústria e à todos que trabalham nessa cadeia”, conclui.

Solução está na tecnologia e na informação

Reinaldo Moura, diretor do Grupo IMAM, explica o aumento no Custo Brasil que as dificuldades logísticas trazem. “As longas filas de caminhões que estão por descarregar ou para serem carregados causam trânsito nas estradas e afetam nos custos de segurança”, explica. “Quanto mais automática, mais ágil (a intralogística), mais produtiva ela será e melhores as condições para os consumidores”. Regente completa o raciocínio: “Se você tem mais caminhões parados no armazém, você precisa de mais caminhões rodando, e isso aumenta o custo Brasil”.

Além da automação, a informação é um segundo ponto para resolver o problema. “Se houvesse um canal de comunicação entre o vendedor, o transportador e o comprador, para informar que a carga está a caminho, que as estradas estão livres, isso melhoraria as janelas de entrega. O transportador poderia fazer outro roteiro para deixar essa entrega em segundo lugar, em ultimo lugar no dia, no caso de cargas fracionadas”, afirma Moura, que vai além. “Outro aspecto que temos é a síndrome da ultima semana. Há um vício do brasileiro de fazer suas compras no inicio do mês, e isso faz as empresas distribuam seus produtos para os comércios no fim de mês, gerando um gargalo.”

  • A feira foi criada na Alemanha e exportada para a Russia, India, China, Austrália e para o Brasil;
  • Para 2015, a CeMAT tem expectativa de 20 mil visitantes;
  • A organização estima que o evento motive R$ 50 milhões em negócios
  • 211 marcas nacionais e internacionais de 16 países expõe em 22 mil metros quadrados do Transamerica Expo Center;
  • O setor é responsável anualmente por algo entre 12% e 14% do PIB do Brasil.
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