Colheita avança, e movimento de caminhões na BR-163/MS aumenta 8% em uma semana

940x529_caminhao_safra

Após duas semanas de estabilidade no volume de tráfego, com tendência de queda, o número de veículos de carga em circulação na BR-163 em Mato Grosso aumentou 8% na última semana, de 7 a 13 de março, em comparação com o período anterior, de 29 de fevereiro a 6 de março.

De acordo com o boletim semanal do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), divulgado na última segunda (14), a colheita avançou 10 pontos percentuais na última semana, atingindo 76% da área plantada, de 9,2 milhões de hectares. Ano passado, neste mesmo período, 80% da área estava colhida.

Veja também: Escoamento da safra 2016 é discutido em Santos

A região médio-norte, que abrange grande parte dos municípios cortados pela BR-163, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, colheu 82% da área plantada, avanço de 12 pontos percentuais em uma semana.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso (420 km de Cuiabá), Laércio Pedro Lenz, afirma que em seu município a colheita atingiu 95% da área e que em três dias de tempo aberto é possível encerrar o processo.

Ele pontua também que nesta fase o percurso do grão pela rodovia tende a reduzir porque a soja comercializada já foi levada até os portos e o grão colhido nesta etapa fica estocado em armazéns. “O produtor guarda este restante para vender quando o preço estiver mais atrativo.  Nas últimas semanas, o valor da saca reduziu, mas a expectativa é que, se o dólar subir, o preço seja recuperado.”

- Publicidade -