por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro
Fevereiro não costuma ser um mês muito favorável para o mercado automotivo. Além de ser mais curto (28 dias), o feriado do Carnaval esfria alguns negócios. O resultado é traduzido no fechamento do mês, que em 2013 não foi diferente para o setor de caminhões. Em comparação com janeiro, fevereiro teve uma queda de 17,6%, de acordo com a Anfavea.
Foram emplacadas 9.967 caminhões no período em relação às 12.098 unidades do mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2012 a baixa é menor, de 8,8%, sendo que 10.928 veículos foram comercializados nesse mês em 2012. No acumulado do ano, 2013 segue um pouco atrás de 2012, de 7,8%. Nessa época do ano, em 2012, 23.944 caminhões tinham sido comercializados, contra 22.065 em 2013.
Na participação de mercado (market share) do acumulado de vendas de fevereiro, a MAN Latin America (Volkswagen Caminhões) caiu quase 1%, mas continua líder, agora com 27,09%, seguida da Mercedes-Benz, que também teve uma baixa, de cerca de 1,4%, e agora tem (22,76%). Na sequência vem Ford (14,63%), Scania (que subiu para 13,07%), Volvo (que também cresceu e possui share de 12,05%) e Iveco (7,75%). Outras marcas respondem por 2,66% do market share.
Nos segmentos, o Iveco Daily 55C17 foi o mais vendido de fevereiro entre os semileves, com 83 vendas, seguido pela Sprinter 515 e pela Sprinter 415, ambas com 70 unidades emplacadas. Nos leves, o Ford Cargo 816 foi o mais vendido, com 479 unidades. Volkswagen Delivery 8.160 (472) e o Acccelo 815 (340) completam o pódio da categoria.
Nos médios, os três primeiros foram o Atron 1319, o VW 13.190 e o Ford Cargo 1319 que venderam, respectivamente, 164, 162 e 110 unidades. Nos semipesados, o VW Constellation 24.280 segue liderando, agora com 674 vendas, seguido pelo Cargo 2429 (322) e pelo Volvo VM (249).
Por último, no grupo dos pesados, a Scania lidera com 748 unidades do R440 vendidas. Na sequência, dois Volvos: o FH 460 (402) e o FH 540 (222).