Começa hoje Festa do Caminhoneiro no Posto Sakamoto

De hoje (23) até quarta-feira (25), a categoria de transporte de cargas celebra a 23ª edição da Festa do Caminhoneiro. O ponto de encontro  de fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços do setor é o conhecido Posto Sakamoto, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A festividade ocorre sempre na mesma data para celebrar o Dia de São Cristóvão – santo padroeiro dos motoristas e viajantes -, um marco no calendário de muitos profissionais brasileiros que estão atrás do volante.
São três dias de programação intensa para o público. Os estradeiros podem conferir de perto novos modelos de caminhões, lançamentos de produtos e serviços, assistir à palestras sobre temas da atualidade, participar de gincanas, shows e ainda realizar testes-drives numa pista de 1,2 km de extensão montada exclusivamente para a atividade.
Os shows acontecem no final de cada dia. No primeiro dia, a festividade traz a autêntica música sertaneja de Jota R, o Caminhoneiro Cantor, e da dupla Craveiro & Cravinho. Na terça-feira, dia 24, o pianista Arthur Moreira Lima presenteia os caminhoneiros com um concerto de música clássica realizado em um caminhão teatro, que se transforma em palco. Para o último dia foi reservada uma animada apresentação da dupla as Mineirinhas.
E uma novidade este ano: pela primeira vez acontece o Encontro de Empresários do Transporte Rodoviário de Cargas e Rodada de Negócios. Além de oferecer oportunidade de novos negócios e esclarecer dúvidas sobre produtos, peças, serviços e financiamentos, o encontro, promovido pela Revista Caminhoneiro e Revista Negócios em Transporte, deve reunir fabricantes e autoridades do setor e contará com palestra proferida pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Francisco Pelúcio.
Outro acontecimento marcante é a Benção das Chaves, ritual religioso de extrema importância para os estradeiros, realizada pelo pároco da região, que acontecerá no dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão.
São esperadas para esta edição cerca de 36  mil pessoas, sendo seis mil caminhoneiros cadastrados e 30 mil de visitantes em geral.
Participar do evento é fácil, basta o caminhoneiro apresentar sua carteira de habilitação (categorias C, D ou E) e documentos do caminhão ou crachá ou credencial da empresa, comprovante de frete ou outro documento que comprove a atuação profissional.
23ª Feira do Caminhoneiro
Data: 23 a 25 de julho de 2012
Horário: das 15h às 21h (test-drive das 9h às 17h)
Local: Área de Exposições Sakamoto (anexo ao Posto Sakamoto)
Endereço: Via Dutra, km 210,5 – Guarulhos/SP (sentido Rio–S.Paulo)
Entrada: Franca
Foto: Divulgação