Conferência Expo Urbano trará Programa “Estradas Sustentáveis”

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o Expo Center Norte receberá a Expo Urbano 2014, simultaneamente à TranspoQuip Latin America 2014 e Expo Parking 2014. O evento contará com amplo programa de conferências sobre os principais desafios e possibilidades para o crescimento urbano sustentável.

Um dos grandes destaques da conferência será a apresentação de Gilberto Pinheiro, da CCR Nova Dutra, com o Projeto CCR Estrada Sustentável. O movimento, que foi lançado em 2012 durante a Rio+20, tem o objetivo de trazer soluções para tornar a Rodovia Presidente Dutra, que interliga as duas maiores cidades do País – São Paulo e Rio de Janeiro – em um modelo de sustentabilidade.

Trata-se de uma iniciativa da Axia Sustentabilidade, em conjunto com o Grupo CCR, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Fundação Dom Cabral (FDC). O projeto contempla os 36 municípios situados ao longo da rodovia, para desenvolvimento sustentável das cidades, que correspondem a 55% do PIB nacional e onde vivem aproximadamente 23 milhões de habitantes.

O Programa Estrada Sustentável visa à promoção do desenvolvimento local de comunidades e municípios, catalizando, de forma ativa e colaborativa, o protagonismo de cidadãos, empresas, governos e outros atores sociais em um processo de desenvolvimento sustentável regional.

“É uma iniciativa que deve ser permanente e pensada em longo prazo, pois acreditamos que a sustentabilidade não começa, nem acaba; ela tem que estar integrada em todo o processo”, explica Ricardo Castanheira, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo CCR.

Diversas ações têm sido realizadas a fim de promover ao longo do Sistema Dutra uma série de transformações de ordem prática, comprometidas com os critérios da sustentabilidade, como por exemplo, estudos para desenvolvimento de passarela de pedestres com uso de metodologias e materiais sustentáveis, apresentação de workshops sobre a utilização de misturas asfálticas alternativas, entre outros.

“Ficamos muito felizes com o convite para participação na Expo Urbano, uma vez que poderemos apresentar o “Estrada Sustentável” – diz Gilberto Pinheiro. “Trata-se de um programa diferenciado de desenvolvimento sustentável regional que envolve os setores público, privado, acadêmico entre outros – para um público interessado na melhoria dos espaços urbanos e da vida nas cidades”, completa.

A palestra “Estradas Sustentáveis” acontecerá no dia 30/10/14, às 10h40. A programação da Conferência Expo Urbano 2014 pode ser encontrada no site: http://www.expo-urbano.com.

Serviços:
Expo Urbano
Data: 28 a 30 de outubro de 2014
Horário da feira: 12h00 às 20h00
Horário das conferencias: 9h00 às 19h00
Local: Pavilhão Vermelho – Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP