Constellation 24.280 8×2 leva mais carga com eficiência; veja o teste

por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo (SP) para o Brasil Caminhoneiro.

O setor de transportes vive de tendências. Principalmente quando inovações apresentadas são absorvidas pelo mercado e traduzidas em aumento de vendas. Líder de mercado, a MAN Latin America resolveu seguir duas dessas tendências. Agora o Constellation 24.280, segundo modelo mais vendido de 2013, com 9.329 unidades emplacadas, vem com 4º eixo de fábrica e transmissão automatizada V-Tronic, de seis marchas.

Recentemente a equipe do Brasil Caminhoneiro teve a oportunidade de testar o caminhão na estrada. O trecho escolhido para rodarmos foi longo. Saímos da concessionária Apta Caminhões, na Rodovia dos Imigrantes, e partimos em direção ao Rodoanel. Dali, entramos na Rodovia Régis Bittencourt, a BR-116, e descemos a Serra do Cafezal. O caminho de volta foi pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a SP-55, e a subida da Serra do Mar foi feita pela Rodovia dos Imigrantes.

Em 2012 já testamos o VW 24.280, geração Euro 5 do veículo que era, naquela oportunidade, o mais vendido do Brasil por quatro anos consecutivos, o VW 24.250. No entanto, há duas mudanças grandes que tornam esse um caminhão diferenciado: a caixa automatizada ZF 6AS 1010 BO, batizada pela MAN Latin America de V-Tronic, e o 4º eixo, que aumenta em seis toneladas a capacidade de carga do modelo.

E as novidades evoluíram a experiência no pesado. Quem conhece o setor já sabe das vantagens de ter uma caixa automatizada no caminhão: menor consumo de combustível, desgaste do motorista e dos componentes pelo número de trocas de marchas, e maior segurança para quem dirige. Por sua vez, o 4º eixo permite mais carga transportada.

O motor MAN D0836, de 6 cilindros e 6,8 litros mantém seus 275 cv de potência e torque de 1.050. O propulsor sentiu o peso da carga extra durante a subida da Serra do Mar, porém o desempenho geral e o rendimento de consumo de combustível tornam o custo-benefício pela opção de levar mais carga vantajoso.

A cabine possui opções de cabine leito com teto alto, estendida e teto baixo, permitindo inclusive o uso como cegonheiro. O Constellation 24.280 8×2 foi desenvolvido para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante. O preço inicial do modelo é na casa dos 250 mil reais. Assim como o modelo 6×2, o Constellation 24.280 8×2 é aprovado pela nossa reportagem.

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