Modo de condução inadequado pode aumentar em até 75% o consumo de combustível

Estudo revela variável que impacta no consumo de combustível dos veículos

Um estudo realizado pela Cobli, startup paulistana de gestão de frotas, telemetria e roteirização, revelou uma das principais variáveis que impactam no consumo de combustível dos veículos.

De acordo com o levantamento, que analisou dados compilados de cerca de 340 mil quilômetros rodados por veículos leves (todos 1.0) e pesados, quanto maior o tempo que o condutor passa variando a velocidade, ou seja, sem manter uma velocidade constante, maior será o gasto de combustível.

Ainda segundo a pesquisa esse comportamento gera em média um consumo de combustível 40% maior nos veículos pesados, podendo chegar a 75% em casos extremos. Já nos veículos leves, o consumo a mais pode ser em média de 30% a 50%.

“Imagine um comportamento totalmente oposto do piloto automático, que mantém o veículo com uma velocidade constante sem necessidade de intervenção do condutor. Na prática, motoristas que aceleram e desaceleram com mais frequência têm o pior consumo de combustível”, explica Rodrigo Mourad, sócio da empresa.

Estudo de caso

Os números foram obtidos depois de um estudo de caso feito com mais de 18 milhões de pontos de dados de empresas parceiras da startup de controle de frotas, como a Supricel Logística LTDA.

Para Victor Schnor Olmos (24), coordenador operacional da transportadora, com os dados obtidos eles terão a possibilidade de atuar diretamente no modo de condução dos motoristas de forma muito rápida e precisa.

“Além da questão da economia, vemos que é um grande benefício tanto para a segurança nas estradas, quanto para o meio ambiente”, comenta Victor.

De acordo Fernando Stefanini, engenheiro de software da Cobli, as análises mostraram que 95% da variação do consumo de combustível foi explicado pela questão da velocidade constante. O pesquisador afirma que apenas com a melhoria desse tipo de atitude em mil carros, por exemplo, seria possível deixar de emitir 5 toneladas de CO2, salvar 30 mil árvores e poupar 6 milhões de reais todos os anos.

“Nossa ferramenta de trabalho é o motorista. Então, nosso foco são nas pessoas. O que pudermos fazer para transformar essa economia em auxílio de fluxo de caixa, benefícios e gratificações para os motoristas, nós vamos fazer!”, finaliza Frederico de Oliveira Terrini (36), coordenador de tecnologia da Supricel.

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