Daimler expõe linha de vans a caminhões na maior feira de veículos comerciais da Europa oriental

As divisões de veículos comerciais da Daimler continuam a ditar o ritmo no importante e promissor mercado da Rússia. Vans, caminhões e ônibus das marcas Mercedes-Benz, Fuso e Setra estarão representados na Comtrans 2013, com um abrangente portfólio que vai desde as vans para entregas urbanas até caminhões pesados. Realizada entre 10 e 14 de setembro, em Moscou, a Comtrans é uma das mais importantes feiras de veículos comerciais do mundo e serve como plataforma chave do setor este ano na Europa.

“O mercado da Rússia para caminhões médios e pesados é o maior da Europa atualmente e tem quase o dobro do tamanho do alemão. Como resultado do crescimento econômico e da crescente demanda por transportes, o mercado russo de veículos comerciais continua a ter um tremendo potencial” afirma Wolfgang Bernhard, responsável pela Daimler Trucks e pela Daimler Buses no Conselho de Administração da Daimler. “De acordo com pesquisas, no longo prazo, esse mercado crescerá mais de 30%, alcançando cerca de 200.000 veículos ao ano. Desejamos participar desse crescimento com nossos excelentes produtos e serviços. Por isso, estamos representados na feira mais importante da região”.

Caminhão Kamaz

Volker Mornhinweg, que dirige a Mercedes-Benz Vans, acrescenta: “O mercado local para vans médias e grandes evoluiu nos últimos anos. Esperamos que esse desenvolvimento continue com taxas de crescimento anuais entre 3% e 5%. Não é surpresa, portanto, que a Mercedes-Benz Vans esteja avançando para penetrar no mercado russo, que é uma das colunas mestras de nossa estratégia de negócios”.

Na Rússia, a Daimler está adotando uma estratégia dupla que visa o segmento “premium”, bem como o mercado de volume. Para ter sucesso neste último, as divisões de veículos comerciais da Daimler estão cooperando com duas parceiras de negócios locais altamente experientes, que possuem boa rede de fornecedores locais e valiosos conhecimentos do mercado. Ao fazer isso, tanto a divisão de vans, quanto a de caminhões, conseguem adequar seus veículos às demandas e necessidades específicas dos clientes russos.

No setor de caminhões, a Daimler está atuando em colaboração com a fabricante russa Kamaz desde 2008. Entre vários pontos, a parceria abrange os contratos de entregas de cabinas, motores e eixos. Esses componentes Mercedes-Benz são usados na nova geração de caminhões Kamaz, que atendem à demanda por veículos robustos, modernos e econômicos do segmento de volume. Juntamente com o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, a Daimler possui 15% das ações da Kamaz.

Zetros

Os caminhões da Daimler Trucks também estão obtendo sucesso no mercado russo por meio das marcas Mercedes-Benz e Fuso. Isso está demonstrado pelos 10.000 caminhões, que saíram das linhas de montagem de Naberezhnye Chelny desde que a produção local foi iniciada.

A Mercedes-Benz Trucks Vostok (MBTV), uma joint-venture 50-50 com a Kamaz, comemorou seu 5.000º caminhão Mercedes-Benz produzido localmente no início de agosto. Além disso, a segunda joint venture entre a Daimler e a Kamaz, a Fuso Kamaz Trucks Rus (FKTR), deve atingir esse marco histórico dentro de poucas semanas.

Zetros

A grande importância do mercado de veículos comerciais da Rússia é demonstrada pela ampla gama de itens em exposição na Comtrans. De 10 a 14 de setembro, os visitantes poderão ver os Mercedes-Benz Sprinter Classic produzidos localmente, e também a van Citan para entregas urbanas e o novo Sprinter no Pavilhão 3, Hall 15 do Centro de Exposições de Moscou. O Citan e o novo Sprinter comemoraram seus lançamentos no mercado da Rússia no dia 1º de setembro.

A Mercedes-Benz Trucks estará representada na Comtrans pelos caminhões Actros SLT, Axor e Atego para transporte em serviços de distribuição, Zetros e outros produtos. Um destaque especial será o 5.000º caminhão produzido na Rússia, um Mercedes-Benz Actros 1841 LS.

A Fuso apresentará seu caminhão leve e o campeão de vendas Canter, que está celebrando seu 50º aniversário este ano, com diferentes carroçarias. Já a marca de ônibus Setra exibirá o Comfort Class 500.