Fenatran 2013 deve crescer 15% e ser a maior da história

A Fenatran19º Salão Internacional do Transporte – organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é o principal evento de transporte da América Latina e está entre as cinco principais feiras do setor em todo o mundo quando os temas são produtos e serviços voltados ao transportador de carga. A cada edição ela se consolida na realização de negócios e na exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, além de se firmar também como um importante termômetro do mercado.

O evento deste ano tende a ser o melhor e mais completo em relação à exposição, visitação e, principalmente no que diz respeito à conteúdo, pois trará a mais alta tecnologia mundial em termos de produtos adequados às novas normas de segurança do país.

“Vamos crescer 15% e atingir um público recorde de 60 mil visitantes, com 30 mil já credenciados”, disse Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da organizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Acompanhando a tendência inovadora da Fenatran as principais entidades presentes na feira se reuniram em coletiva que antecede o evento para debaterem sobre as perspectivas e cenários do setor de transporte e logística no país. Paulo Octávio Pereira de Almeida e Rodrigo Rumi (vice-presidente e diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado), Flávio Benatti (presidente da NTC&Logística), Luiz Moan (presidente da ANFAVEA), Alcides Braga (presidente da ANFIR) e Antônio Carlos Bento de Souza (Conselheiro do Sindipeças) explanaram sobre as tendências, novas leis, mão-de-obra, renovação de frota e, principalmente, sobre o bom momento que o mercado está passando.

“O setor está aquecido, as vendas de caminhões deste ano devem superar as do ano passado entre 7% e 10%”, conta Antônio Carlos Bento de Souza, Conselheiro do Sindipeças. “O segmento continuará em expansão, prevemos um crescimento de 6% ao ano e isso se deve à forte ampliação da safra agrícola, crescimento do PIB de transporte, aumento das exportações por conta do dólar, compras governamentais e programas de infraestruturas”, completa Souza.

Outro importante tema lembrado foi a Lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista. O presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, explicou que a entidade vem trabalhando durante muitos anos para obter uma regra mais qualificada em defesa destes profissionais. ‘’Definimos uma idade média de uso de frota equivalente à 19 anos, mas sabemos que hoje 30% da frota de caminhões no Estado de São Paulo tem mais de 30 anos de uso. É preciso determinar um grande projeto de renovação e unir forças para buscar uma solução, que trará não somente a regularização do setor, mas também regras e um respaldo jurídico para o trabalhador’’, diz Benatti.

O presidente da ANFIR, Alcides Braga¸ indicou que grande porcentagem da cadeia de implementos rodoviários estará presente na feira e falou sobre o crescimento da Fenatran. ‘’Nesta edição vamos atualizar o que mostramos em 2011 de acordo com as novas exigências regulatórias. Esperamos sustentar um crescimento de 13% este ano”, explica Braga.

Com um discurso bastante otimista, Luiz Moan – presidente da ANFAVEA – foi enfático em afirmar que a Fenatran está inaugurando uma nova era no setor, trazendo produtos totalmente atualizados e equiparados a mais alta tecnologia mundial. ‘’Estamos com uma produção crescente, acima das expectativas para o ano de 2013. De janeiro à setembro temos um crescimento de 13% de licenciamento de pesados e 149 mil caminhões produzidos no Brasil, isso é motivo de orgulho, pois o patrimônio do país é o seu mercado interno’’, diz Moan.

Representando a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do salão, Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da empresa e Rodrigo Rumi, diretor do portfólio automotivo, lembraram que o evento acompanha o mercado, ou seja, ele será um reflexo do bom momento que o setor de pesados está passando. Além disto, ambos os executivos frisaram o impacto positivo que a Fenatran causa para todos os envolvidos da cadeia produtiva e, mesmo sendo um mercado muito tradicional, ele reserva grandes conceitos tecnológicos inéditos para a próxima edição.

- Publicidade -