Fenatran é inaugurada com anuncio do retorno do Finame PSI

Inauguração contou com a presença de Gealrdo Alckmin (PSDB), governador do estado de São Paulo (Foto:Rafael Brandimarti)
Inauguração contou com a presença de Geraldo Alckmin (PSDB), governador do estado de São Paulo

Não durou muito a comoção do setor de caminhões. Após o Ministério da Fazenda informar a redução de investimentos do Finame PSI e antecipar para o fim de outubro o prazo para protocolar pedidos de financiamento em 2015, a 20ª edição da Fenatran teve inicio nesta segunda-feira (9), em São Paulo (SP), com o anúncio da reabertura do programa.

“O Finame PSI está reaberto. Poderemos ter aqui nesta Fenatran uma feira de negócios”, afirmou o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Junior. “As vendas de hoje (na Fenatran) poderão ser realizadas sob as mesmas condições que o programa tinha até 30 de outubro”.

Com a decisão o PSI volta a operar normalmente e aprovará – de acordo com a análise do BNDES – os pedidos já protocolados e receberá novos pedidos de financiamento até os prazos já determinados.

Para o presidente da Anfavea, a reabertura do PSI é fundamental para o desenrolar do mercado neste ano: “É de aplaudir a forma muito rápida de ação do Governo ao decidir pela reabertura do PSI, que permitirá ao mercado prosseguir com as atividades neste ano com as regras já definidas. Ao considerar a conjuntura atual do segmento e também a realização da Fenatran, tenho a certeza de que a decisão foi extremamente acertada e poderá dar uma injeção de confiança nos consumidores e investidores”.

Com isso, Volvo e DAF, únicas fabricantes de caminhões presentes na feira, poderão aproveitar ainda mais o espaço da Fenatran para incrementar o número de vendas durante a feira. “Neste momento particularmente desafiador, a reabertura do Finame PSI é uma ação chave para alavancar as vendas nesta reta final de 2015. Acreditamos que será um estímulo adicional para que nossos clientes venham nos visitar na Fenatran para fechar negócio”, afirma Antonio Carlos Morassutti, diretor de assuntos corporativos e recursos humanos da Volvo para América Latina.

O presidente da DAF, Michael Kuester, por sua vez, acredita que “a iniciativa mostra compromisso do Governo, principalmente com a realização da Fenatran, pois nos ajudará a fechar negócios com nossos clientes até o fim do ano”.