A Ibero esteve presente na Fenatran 2013, o 19º Salão Nacional do Transporte (Fenatran), realizado entre 28 de outubro até 1º de novembro, no Anhembi, em São Paulo (SP) com inovações tecnológicas e novo sistema de comercialização de seus produtos no mercado nacional.
A empresa apresenta nesta edição da Fenatran novidades do setor de peças automotivas e vai anunciar, também, a abertura da sua divisão de aftermarket para todo o Brasil. Com isso, pretende formar uma grande rede de lojas de autopeças estrategicamente instaladas em todo o País, que passarão a comercializar produtos Ibero como distribuidores autorizados. Em 2012, a empresa comercializou 18.508 eixos, 1.514 suspensões pneumáticas e 566 Dollys Autodirecionais. Já de janeiro a agosto de 2013, foram comercializados 19.642 eixos, 1.311 suspensões pneumáticas e 399 Dollys Autodirecionais.
Para o mercado de caminhões, a Ibero traz inovações que permitem grande ganho de rentabilidade e considerável aumento da vida útil do implemento rodoviário, em especial os pneus. Suas principais inovações estão concentradas nos seguintes produtos: Suspensão Mecânica 3 Eixos, Eixo Completo, Dolly Autodirecional Completo, Quarto Eixo Dianteiro, Suspensão Pneumática, Suspensão Pneumática Leve e Suspensão Boogie.
Tecnologia única no mercado de eixos e suspensões
Umas das maiores novidades da Ibero está no desenvolvimento de um novo mecanismo que permite dobrar a vida útil dos pneus que equipam carretas de três eixos, mesmo nas operações mais severas. De acordo com Lino Biselli, diretor técnico da Ibero, “com a instalação do eixo autodirecional no terceiro eixo, aliado à utilização da suspensão pneumática Ibero instalada nos três eixos, observamos que os pneus ganham cerca de 100 mil quilômetros de vida útil, além dos 80 mil quilômetros já garantidos de fábrica”. O sistema permite que a distribuição de carga entre os eixos seja uniforme e perfeita, com apoio igual entre eles, mesmo em pisos irregulares como os das estradas brasileiras. O resultado final traz economia para o transportador, além de melhora da estabilidade do conjunto e melhor performance do sistema de freios.
Outra novidade é a utilização do sistema direcional no último eixo, que permite ao motorista de caminhões de grande composição fazer manobras como uma unidade convencional, ou seja, o implemento pode ser manobrado em pequenos espaços, porém com maior facilidade.
A comprovação operacional de aumento da vida útil dos pneus das carretas veio do próprio mercado. “Muitos de nossos clientes, como a transportadora Della Volpe, nos relataram significativos aumentos da vida útil dos pneus das carretas com a utilização do equipamento”, diz Biselli. A Ibero já tem esta tecnologia disponível para oferecer a todos os implementadores do mercado nacional.