Intermodal South America registra aumento de negócios gerados

A 20ª Intermodal South America, que ocorreu em abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), recebeu 48.436 visitantes e 600 empresas, representando 26 países. Fora o grande fluxo de visitantes, o que realmente marcou a edição de 2014 foi a presença de empresários e executivos com alto poder de decisão para fechamento de negócios. Segundo Joris van Wijk, diretor da UBM Brazil, organizadora do evento, a Intermodal consolidou-se como importante espaço para o debate de soluções da cadeia de logística e comércio exterior do País.

O evento contou com a presença da ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente dos Países Baixos, Wilma Mansveld. O propósito de sua visita era o de se reunir com representantes de portos holandeses, empresas brasileiras e da ilha de Curaçau, aproveitando o ambiente propício do evento para fortalecer o networking, e principalmente fomentar novas oportunidades de negócios entre os países. “Acreditamos que o Brasil e outros países do BRIC (Rússia, Índia e China) tenham potencial para avançar em várias áreas. Nós temos prazer em compartilhar nosso conhecimento e perceber a competência das suas organizações” afirmou a holandesa.

Um dos destaques da feira ficou com o segundo maior terminal de contêineres da América Latina, o Terminal de Contêineres de Paranaguá. A empresa realizou a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Desempenho TCP, que elegeu clientes e fornecedores do porto que mais se destacaram em 2013. A premiação foi dividida em 11 diferentes categorias. A Volvo do Brasil venceu no quesito Desempenho Importação; a ADM do Brasil, na categoria Desempenho Exportação; a MSC, Desempenho Armador; já a Brado Logística foi a vencedora como Destaque Solução Intermodal; e a Allink como Desempenho NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier).

A Asia Shipping levou o prêmio de melhor Desempenho Freight Forwarder; a Grimaldi, de Desempenho Carga de Projetos; a Tetra Pak, Desempenho Solução Logística Integrada; a MOL, Destaque Armador; a Cotriguaçu Cooperativa, Desempenho Movimentador Ferroviário; e a Sudati/Guararapes, Desempenho Movimentação TCP Log.

Além desses, a Hamburg Süd recebeu o “Prêmio Especial de Maior Navio movimentado em Paranaguá em 2013”: o Cap. San Nicolas, um full contêiner que transporta grande volume de carga. Foram ainda contemplados com o prêmio, também por essa operação, a Paranaguá Pilots, que efetuou o trabalho de praticagem e as autoridades portuárias e marítimas envolvidas: a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e a Capitania dos Portos.