Iveco exibe veículos com tração elétrica e GNV no IAA 2018

Iveco vai contar com 18 produtos em exposição, com foco nas soluções sustentáveis

Iveco exibe veículos com tração elétrica e GNV no IAA 2018 (Foto: Divulgação)

A participação da Iveco na 67ª edição do IAA Commercial Vehicles (IAA), o mais importante evento internacional do setor de veículos comerciais, que será realizado em Hanover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro, irá mostrar os benefícios ambientais de longo alcance do Gás Natural Veicular (GNV) e da tecnologia elétrica.

- Publicidade -

No transporte de cargas e de passageiros, o GNV, por exemplo, proporciona redução de mais de 90% das emissões de NO2, 99% de material particulado e 95% de CO2 com biometano.

Debate

No espaço da montadora, será realizado um debate sobre “a transição energética para um futuro sustentável”, além de uma série de oficinas com tópicos específicos relacionados à adoção de tecnologias de tração alternativas no setor de transportes e às oportunidades para uma abordagem de economia circular.

“A pressão sobre o diesel está aumentando, já que a opinião pública se voltou contra ele. As instituições da União Europeia (UE) e os governos nacionais estão introduzindo políticas e subsídios para apoiar a conversão de frotas para tecnologias ecológicas. Na IAA, a Iveco, em colaboração com a Shell, demonstrará que sua oferta completa movida à tração elétrica e GNV está disponível como uma alternativa viável aos veículos a diesel”, afirma Pierre Lahutte, presidente mundial da Iveco.

Modelos Iveco e Iveco Bus

A Iveco vai contar com 18 produtos em exposição, com foco nas soluções sustentáveis, desde o frete de longa distância até a mobilidade urbana das pessoas, que compõem uma oferta completa.

A montadora apresentará cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo movido a GNV com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, da indústria de veículos comerciais leves.

Dois Eurocargos, o “Caminhão que a cidade gosta” e o dono do título “Truck of the Year 2016” (Caminhão do Ano 2016, em tradução livre), em versão movida a GNV, estarão no estande (Foto: Divulgação)

Dois Eurocargos, o “Caminhão que a cidade gosta” e o dono do título “Truck of the Year 2016” (Caminhão do Ano 2016, em tradução livre), em versão movida a GNV, estarão no estande.

Os produtos já estão em conformidade com os padrões de emissões EURO VI Step D, com um ano de antecedência. Com suas baixas emissões e operação silenciosa, os caminhões Eurocargo NP podem entrar em áreas de tráfego restrito nos centros das cidades, uma vantagem fundamental em missões multipontos e municipais.

A Iveco mostrará, para missões de longas distâncias, um Stralis NP 400 de 26 toneladas com carroceria refrigerada, apresentando pela primeira vez uma tecnologia Carrier Supra GNV para alimentar o grupo de resfriamento.

Esse caminhão representa o primeiro da indústria com os dois motores a diesel do veículo refrigerado substituídos por motores a gás natural estequiométricos de última geração.

Os veículos expostos incluirão versões articuladas e rígidas, e o exclusivo Stralis X-Way Natural Power será equipado com um misturador de concreto elétrico (Foto: Divulgação)

Os veículos expostos incluirão versões articuladas e rígidas, e o exclusivo Stralis X-Way Natural Power será equipado com um misturador de concreto elétrico.

Stralis NP 460: eleito o Caminhão de Baixa Emissão de Carbono do Ano no Reino Unido (Foto: Divulgação)

Entre eles, o mais recente lançamento, o Stralis NP 460: eleito o Caminhão de Baixa Emissão de Carbono do Ano, no Reino Unido, é a única linha completa de caminhões pesados a gás natural com transmissão automatizada de última geração desenvolvida para cumprir todas as missões.

Iveco Bus

A Iveco Bus optou por reduzir a bateria a bordo do veículo ao mínimo com sua tecnologia de carregamento em movimento destacada no novo Crealis elétrico (Foto: Divulgação)

A Iveco Bus optou por reduzir a bateria a bordo do veículo ao mínimo com sua tecnologia de carregamento em movimento destacada no novo Crealis elétrico.

Esse ônibus combina cabos elétricos suspensos com uma pequena bateria de bordo. Isso significa que uma nova rota de ônibus elétricos pode ser implantada mesmo que haja trechos sem cabos suspensos, reduzindo consideravelmente a complexidade e os custos, sem perda de tempo para recarga. A tecnologia de carregamento em movimento do Crealis recebeu o prêmio de inovação do Paris Salon du Transport Public 2018 por essa novidade. Destaque também para o minibus elétrico Daily, de emissão zero.

Para o transporte público, a marca exibirá o Crossway Low Entry Natural Power (Foto: Divulgação)

Para o transporte público, a marca exibirá o Crossway Low Entry Natural Power, ganhador do título “Sustainable Bus of the Year 2018” (“Ônibus Sustentável do Ano”, em tradução livre).

Esse veículo apresenta um design exclusivo, com os tanques de gás natural integrados no espaço do teto, tem autonomia de até 600 km e proporciona o alto desempenho e as baixas emissões do motor Cursor 9 Natural Power.

- Publicidade -