JOST Brasil apresenta cinco novos produtos na Fenatran 2017

Lançamentos da JOST visam atender o mercado que busca por soluções inovadoras

JOST Brasil apresenta cinco novos produtos na Fenatran 2017 (Foto: divulgação)

A JOST, referência mundial em sistemas de acoplamentos, apresenta na Fenatran 2017 lançamentos que visam atender o mercado que busca por soluções inovadoras e com desempenho superior nas estradas. Dentre os produtos que vão estar na feira, destaque para os lançamentos que são:

Quinta Roda JSK 37CXW

Dois dos principais lançamentos da JOST neste ano já estão disponíveis para o mercado: Quinta Roda JSK 37CW e Quinta Roda JSK 37CXW. A Quinta Roda JSK 37CXW, além de contar com as mesmas características do modelo JSK 37CW, se diferencia pela maior capacidade de carga, 24 toneladas. Este modelo é indicado para aplicações rígidas como tanque, basculante, silo e bitrens 9 eixos. Já o modelo JSK 37CW suporta até 20 toneladas de carga e é recomendado para aplicações em cavalos mecânicos e bitrens em uso rodoviário.

Quinta Roda JSK 39CS com Air Release

A nova Quinta Roda JSK 39CS com Air Release traz como diferencial a abertura automatizada do mecanismo de travamento, o que reduz o esforço do usuário nas operações de acoplamento e desacoplamento do semirreboque, bem como o tempo desta operação. A inovação conta com duplo sistema de acionamento, que atua apenas quando o freio estacionário está acionado​, o que assegura maior segurança e confiabilidade durante o processo.

A nova JSK 39CS também dispõe de sensor de acoplamento que indica se a Quinta Roda está fechada. Apesar da automatização, o produto ainda permite a abertura de modo manual do sistema.

Patola para semirreboque Canavieiro

A Patola Eletro-Hidráulica reduz o tempo de operação para apoiar o implemento nas operações de acoplamento e desacoplamento, possuindo acionamento eletro-hidráulico.

Dentre as características do novo produto, estão a unidade hidráulica independente, que não requer tomada de força no caminhão, mas apenas uma conexão elétrica. As patolas também contam com cilindros hidráulicos equipados com válvula de dupla retenção, evitando vazamentos do sistema. A sapata robusta e articulável também é um diferencial deste produto, o que permite boa região de apoio no solo. O conjunto possui sistema mecânico de segurança antiqueda.

Veja também: Randon chega com novidades na Fenatran 2017

Engate Automático

O Engate Automático apresenta maior capacidade de carga e é disponibilizado para pinos de 1,5 e 2 polegadas, já adequados para combinações de 91 toneladas.

No sistema de acoplamento, um pino de segurança atua como indicador visual da condição de travamento do engate, o que auxilia o controle do operador. Por contar com maior guia de acoplamento, o novo engate facilita sua ligação com a ponteira.

Suspensor Pneumático Semirreboque

A JOST também lança na Fenatran o novo Suspensor Pneumático para semirreboques, que apresenta como inovações a redução de peso, em torno de 25% em relação ao modelo anterior, bem como durabilidade superior, graças ao uso de materiais de maior resistência. O novo suspensor é completamente intercambiável com modelos de mercado, se adequando às diversas bitolas de chassi, alturas de suspensão e formatos de eixo dos semirreboques.

O produto, já disponível para comercialização, é apresentado em modelos de grampos para viga de eixo redondas e retangulares, conta com pintura automotiva E-coat e possibilita a utilização de sistema de final de curso, dispositivo que reforça a segurança ao limitar a mola pneumática do produto, atendendo requisitos de aplicação para produtos perigosos.

Juntamente com as novidades que irão movimentar o mercado de sistemas de acoplamentos automotivos, a JOST aproveita para expor outros itens já consagrados como o Pino Rei e a Ponteira Giratória.

Para garantir maior segurança aos motoristas, a JOST conta com os Sensores de acoplamento, item opcional para determinados modelos de Quinta Roda, que indicam na cabine do motorista as condições do acoplamento durante a operação, evitando a ocorrência de acidentes em decorrência de acoplamento mal realizado. Este sistema está 100% alinhado com os princípios de segurança da JOST Brasil. Na feira, estará instalado na Quinta Roda JSK 37CXW.