MAN, Ford, Renault e Toyota apresentam produtos que podem ser voltados à segurança pública e privada na LAAD 2014

Por Mauro Cassane,
editor-chefe do Portal Brasil Caminhoneiro

Das fabricantes de veículos presentes à LAAD 2014, Feira internacional de Segurança Pública e Corporativa, que acontece até amanhã no Riocentro, no Rio de Janeiro, apenas a MAN Latin America apresentou novidade, que é o seu “Jipe forte” (veja matéria aqui no portal).

A Ford, assim como fez na Fenatran, mostrou em destaque a nova F-4000 4×4, mas não deu muitos detalhes e mantém o veículo fechado em seu estande. A Renault aproveitou o evento para expor seus modelos Duster, Novo Logan e Fluence que podem receber equipamentos para atender os setores de segurança.

E a Toyota montou seu estande com foco na picape Hilux que, em parceria com a implementadora Rontan, montou sobre a picape uma viatura da Polícia do Exército. O sedan compacto da Toyota, o Etios, vestido de polícia, também está no estande da empresa, fruto de uma venda realizada para a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Caminhões

No estande da MAN, os visitantes puderam entrar e conhecer o Constellation 15.190 equipado com uma Plataforma de Observação Elevada (POE) montada pela Truckvan. Uma frota de veículos com este tipo de equipamento foi adquirida pela PM fluminense, e entrará em ação durante os jogos da copa do mundo no Rio de Janeiro.

Vinte e duas unidades do VW Constellation 15.190 vão intensificar a segurança e auxiliar as polícias locais nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. O modelo é equipado com o motor MAN D08 de 190 cv e tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão), que elimina a necessidade e o custo de um aditivo especial, o Arla 32. É ideal para serviços que exigem agilidade e rapidez em percursos rodoviários de curtas e médias distâncias.

O Ford Cargo 2629, exibido com implemento para o transporte de lubrificante, é outro modelo já aprovado em uso militar. Só em 2013, as Forças Armadas do Brasil adquiriram mais de 700 unidades do modelo para aplicação no transporte de tropas, combustível e água. Com peso bruto total de 23 toneladas, capacidade máxima de tração de 42 toneladas e tração 6×4, é um caminhão preparado para enfrentar terrenos difíceis.

Ele é equipado com motor Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros, com 290 cv e torque de 951 Nm, tem câmbio de 10 marchas sincronizadas e também é utilizado como betoneira, basculante, canavieiro e madeireiro.

- Publicidade -