MAN lança Volksbus 2012 com motorização que atende PROCONVE P7

Os empresários do setor de transporte coletivo que visitarem a Transpúblico, feira nacional de ônibus que se realizará em São Paulo de 24 a 26 de agosto, já poderão conhecer de perto a renovada linha de ônibus Volksbus com os tradicionais motores Cummins mas, agora, também com motorização MAN.

Pela primeira vez na América do Sul, ônibus da marca Volkswagen recebem motorização MAN, já em montagem no País. Novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores, atendendo à entrada em janeiro de 2012 da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P7.

“Para atendermos a legislação, bastaria trabalharmos apenas na mudança de motores da linha Volksbus. Fomos além, e desenvolvemos uma linha totalmente renovada, com uma série de evoluções tecnológicas que agregam ainda mais valor a linha Volksbus”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

Desenvolvimento sob medida

Existem dois tipos de tecnologia disponíveis para atender as exigências de emissão do PROCONVE P7: o SCR – Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão).

No Brasil os motores MAN serão produzidos na fábrica da MWM na cidade de São Paulo. Os motores MAN D08 equipam  três dos oito modelos da nova linha de ônibus e carregam todo o know-how de uma unidade de negócios da MAN focada exclusivamente no desenvolvimento de motores.

Dotados de tecnologia EGR e oferecidos nas versões de quatro e de seis cilindros, os motores MAN D08 foram desenvolvidos especificamente para a aplicação ônibus.

Além disso, a MAN Latin America contará também com toda a tradição dos motores Cummins ISF e ISL com tecnologia SCR, de quatro e seis cilindros respectivamente. As novidades equiparão os miniônibus, microônibus e também chassis rodoviários e articulados Volksbus.

Testadas em todos os segmentos e aplicações, a MAN Latin America utilizará em cada produto as tecnologias que melhor se adaptam às condições de aplicação e que apresentam o menor consumo de fluidos, seja combustível, lubrificante ou fluido ARLA 32, garantindo desempenho e durabilidade.

“As duas opções de tecnologia Euro 5, a SCR e a EGR, estarão disponíveis em nossa nova linha de produtos. São as melhores opções disponíveis no mercado para as aplicações a que se destinam”, garante Cortes.

Foto: Divulgação

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