MAN Latin America apresentar resultados e novos modelos na Transpúblico 2013

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

Em meio às discussões sobre o nível de qualidade do transporte público no Brasil, a cidade de São Paulo recebe nesta semana entre os dias 3 e 5 de julho a Transpúblico, evento do setor de mobilidade urbana. Entre as diversas inovações apresentadas estão novos chassis com tecnologias desenvolvidas para tornar as viagens mais seguras e confortáveis.

Vice-líder de mercado, a MAN Latin America aproveitou a feira para lançar o chassi VW 18.280 OT Low Entry (piso baixo), o primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. No estando da empresa, o vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, apresentou o modelo e ainda comentou o momento econômico do setor. “A mobilidade no país é um dos temas principais do governo para a melhoria das condições de vida dos brasileiros, e estamos prontos a colaborar, desenvolvendo produtos capazes de atender a essas demandas. Nosso crescimento no mercado de ônibus mostra o comprometimento e entusiasmo na modernização do transporte público e privado no Brasil”. A montadora é vice-líder no mercado de ônibus com 31% de participação acumulada de janeiro a junho deste ano.

O veículo está equipado com o moderno motor MAN D08 EGR de seis cilindros, fabricado na linha de montagem exclusiva da empresa em São Paulo (SP), e a transmissão automática ZF Ecolife. A montadora lançou também o chassi VW 15.230 OT Low Entry, que possui motor MAN D08 EGR de quatro cilindros, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic. Para completar os anúncios, foi apresentado também o VW 17.260 OD na versão V-Tronic. O modelo é o único chassi com motor dianteiro de seis cilindros do mercado que não necessita de Arla 32.

O momento do setor de ônibus é delicado. Além do questionamento sobre as empresas responsáveis pelo transporte, coletivo, sobretudo o urbano, há um incerteza entre as fabricantes em relação às vendas, uma vez que o atraso de diversas obras para a Copa do Mundo Fifa de 2014 – entre estas a construção de corredores de ônibus para implementação de sistemas BRT -, fazendo com que a apresentação de produtos tão desenvolvidos tecnologicamente não se traduza necessariamente em avanço no segmento.

Além disso, outras fontes de vendas, como o programa Caminho da Escola, por exemplo, entram aos poucos em um estágio de estabilização, uma vez que muitos novos ônibus já circulam pelo Brasil e agora resta apenas a renovação da frota existente, processo menos acelerado do que o visto em termos de vendas do programa nos últimos anos.

Na contramão dessas apresentações, a MAN Latin America anunciou o fechamento de um importante contrato. As Forças Armadas do Brasil terão 370 ônibus Volkswagen para reforçar sua frota de 2013. Os Volksbus 15.190 OD e 18.320 OT foram adquiridos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Ggoverno Federal, para a renovação de frota do Exército Brasileiro e suporte aos principais eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no país. Ao todo, a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN já vendeu três mil unidades para o Exército, formando a segunda maior frota militar do Brasil.

Foto: Malagrine Estúdio

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