As vendas de caminhões mostraram na primeira quinzena de junho sinais de recuperação. Apoiado pelas medidas do Governo Federal de incentivo ao financiamento, o mercado emplacou ao todo 5.680 unidades, número 4,95% melhor do que no mesmo período do mês de maio.
No entanto, o desempenho ainda segue muito abaixo do que foi registrado em 2011, quando 7.883 veículo foram faturados, queda de 27,95%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave.
O mercado segue liderado pela MAN Latin America, que vendeu 1.844 unidades, sendo 20 destas do modelo TGX (único veículo com a marca MAN presente no mercado brasileiro até o presente momento. A participação da montadora alemã é de 32,46%.
Na sequência estão Mercedez-Benz (24,93%), Ford (14,54%), Volvo (10,85%), Scania (9,40%) e Iveco (6,29%). Quem de fato consolida crescimento é a Sinotruck, que já aparece como a sétima fabricante de veículos comerciais pesados que mais cresceu no Brasil, com 0,37% de participação do mercado.
Foto: Divulgação