A Mercedes-Benz do Brasil anunciou durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável -, no Rio de Janeiro, que os caminhões e ônibus de sua marca, independentemente do ano de fabricação, já estão aptos para o uso do biodiesel B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel).
O anúncio foi feito em evento da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) dentro da programação do seminário da GBEP (Global Bioenergy Partnership), fórum internacional de diálogo que busca apoiar a formulação de políticas públicas para maior utilização sustentável da bioenergia.
O uso de combustíveis alternativos em veículos Mercedes-Benz traz vantagens para as empresas e os operadores de transporte. Os motores da marca são aptos para funcionar com o biodiesel de teor de 20% sem necessidade de modificações.
“Além disso, são mantidos a eficiência e o excelente desempenho, com menores emissões e reduzido consumo”, diz Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reforça a confiança da Mercedes-Benz no uso de combustíveis alternativos, que se mostram como opções interessantes, pois não requerem alteração na estrutura da frota atual”.
De acordo com o executivo, outra grande vantagem dos veículos da marca é que eles podem ser abastecidos com biodiesel, diesel de cana (um desenvolvimento pioneiro da marca) e diesel comercial. Ou seja, os caminhões e ônibus Mercedes-Benz são efetivamente multicombustíveis.
A Mercedes-Benz do Brasil realiza pesquisas e testes com o uso de biodiesel para caminhões e ônibus no País, com mais de 2.200.000 km de testes de operação com biodiesel B20 em ônibus urbanos. “Estamos mostrando ao mercado que o biodiesel e também o diesel de cana são as mais viáveis alternativas de combustível ‘limpo’ para o nosso País”, diz Gilberto Leal.
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