A questão da segurança em veículos comerciais sempre foi parte integrante da estratégia corporativa da Daimler, tornando-se um posicionamento de marca num estágio ainda muito precoce de sua história.
Tendo essa visão como base, a Mercedes-Benz é um dos destaques da Retro Classics 2016, a maior feira de veículos clássicos da Europa, evento que acontece em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 17 e 20 de março.
Veja também: Marca registra o maior pedido de caminhões de sua história para Europa
A marca da estrela, cujas origens remontam aos pioneiros da indústria automotiva Gottlieb Daimler e Carl Benz, está celebrando em 2016 o aniversário de 120 anos do caminhão e levou à feira uma exposição com 14 modelos históricos sob o lema “Sistemas de segurança em caminhões sob uma perspectiva histórica”.
Após vários anos de desenvolvimento, a Daimler-Motoren-Gesellschaft entregou seu primeiro caminhão motorizado a Londres em 1º de outubro de 1896. Este caminhão, equipado com um motor de dois cilindros e potência de 3 kW (4 hp), foi configurado para uma carga útil de 1,5 tonelada.
No mesmo ano de 1896, Benz forneceu um veículo de entrega com carroceria tipo baú para a loja de departamentos de Paris chamada “Du Bon Marché”.
Na Retro Classics deste ano, a Mercedes-Benz está, portanto, chamando a atenção para o papel de liderança que sempre desempenhou no desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais.
O desenvolvimento do freio pneumático de duplo circuito e do sistema anti-bloqueio ABS, no qual os pesquisadores e engenheiros da então Daimler-Benz AG começaram a trabalhar já nos anos 1960, são apenas dois dos primeiros destaques da história dos sistemas de segurança para veículos comerciais.
O primeiro protótipo de ABS para automóveis foi apresentado em 1970. Ele atingiu o estágio de produção em 1978 e foi inicialmente introduzido para os modelos da Classe S. A marca Mercedes-Benz continuou e apresentou o primeiro ABS de caminhão para combinações de cavalo-mecânico com reboque ou semirreboque já em 1981.
Do ABA ao “Highway Pilot”
Nos anos mais recentes, entre os grandes destaques do desenvolvimento de tecnologias de segurança para veículos comerciais figura o inovador “ABA – Active Brake Assist” (assistente ativo de frenagem).
Introduzido no caminhão pesado Mercedes-Benz Actros em 2006, desde então, ele mais do que demonstrou seu valor na prática. A terceira geração do revolucionário ABA foi disponibilizada em 2012. Desde seu lançamento no mercado, mais de 66 mil caminhões pesados receberam essa tecnologia de frenagem emergencial.
O trabalho de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks não para por aí: o “Blind Spot Assist” (assistência para ponto cego) e o “Highway Pilot” (piloto automático para estradas) são as inovações mais recentes.
Com o “Blind Spot Assist”, os engenheiros da Daimler previram uma significativa redução em acidentes graves que podem ocorrer quando os veículos estão fazendo curvas. O assistente eletrônico atua como se fosse um par de olhos extras para o motorista. Já o “Highway Pilot” representa um primeiro passo decisivo rumo à condução autônoma de caminhões.