IAA 2016: Mercedes-Benz apresenta o maior ônibus superarticulado para BRT do mundo

Novidade foi anunciada pela empresa em avant-première no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, em Hanover, na Alemanha

940x529-brt-superarticulado-hd-1

A Mercedes-Benz do Brasil está prestes a oferecer ao mercado uma versão do chassi O 500 MDA para ônibus superarticulados com maior capacidade, para mais de 220 passageiros. Esta novidade foi anunciada pela empresa, em avant-première, no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado em Hanover, na Alemanha, entre os dias 22 e 29 de setembro.

IAA 2016: Daimler unifica visão do futuro do transporte com veículos Mercedes-Benz

“Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT e o maior articulado da marca Mercedes-Benz no mundo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este novo superarticulado já opera em fase de testes no maior BRT do Brasil [no Rio de Janeiro] e foi utilizado por 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos.”

Maior rentabilidade operacional

Uma nova posição da captação de ar para o motor do veículo permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na parte traseira do ônibus. Juntamente com uma articulação robusta, isso possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.

“Nosso novo superarticulado fará ainda mais diferença no mercado, oferecendo 10% de aumento no número de passageiros em relação ao O 500 MDA do atual portfólio, mantendo-se o mesmo comprimento total de 23 metros do veículo com apenas uma articulação”, diz Leoncini. “Ou seja, as empresas poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e de outros sistemas.”

De acordo com o executivo, esse novo produto reafirma o compromisso da Mercedes-Benz em sempre oferecer soluções para as novas demandas dos clientes e do mercado. No BRT do Rio de Janeiro, onde o novo veículo encontra-se em teste, já são 245 articulados e superarticulados Mercedes-Benz em circulação pelos corredores.