Metro-Shacman busca investidores para construir fábrica de caminhões de R$ 400 milhões em Tatuí-SP

Representante da marca de caminhões chinesa Shacman no Brasil, a Metro-Shacman investirá cerca de R$ 400 milhões em uma unidade fabril no município de Tatuí, a 140 quilômetros da capital paulista. Para construir a unidade, que será utilizada para montagem de caminhões pesados e extrapesados, a fabricante tentará contar com o apoio da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade).

Mesmo sem o montante em mãos, a empresa garante que se empenhará para tornar o projeto realidade. Prova disso é a aquisição de terreno a 140 quilômetros da capital paulista, próximo a rodovia Castelo Branco, com 53 mil metros quadrados. A estimativa da empresa é que a produção inicie no meio do ano que vem, com capacidade instalada de 10 mil unidades ao ano para atender a demanda do mercado de caminhões pesados e extrapesados, de 380 a 440 cavalos de potência.

“Submetemos o plano ao BNDES, estamos buscando investidores e aguardamos ainda decisão da matriz da Shacman, que deve ter uma participação também”, revela Maurício Vieira, diretor de operações da empresa. Estima-se a geração de aproximadamente 1.000 empregos diretos com o início da produção no local.

“Tatuí ganhará com a instalação da empresa e a Shacman ganhará com uma localização privilegiada, com fácil acesso a fornecedores, excelente infraestrutura e mão de obra qualificada, com cursos voltados para a demanda da empresa na Fatec e na Etec da cidade”, destaca o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Os caminhões da Metro-Shacman serão fabricados com 65% de produtos nacionais, o que torna o veículo passível de ser adquirido e financiado pelo Finame. Após a consolidação no mercado, a montadora pretende expandir sua linha de produtos com linhas de médios, leves e semi-leves.

(LT)

Foto: Divulgação

- Publicidade -