Omnilink implanta telemetria avançada em caminhões que prestam serviços à BRF

Omnilink firma parceria com a BRF para implantação de telemetria avançada nas frotas. Mudanças aumentam a segurança dos motoristas.

A Omnilink anunciou uma parceria com a BRF para implantação de telemetria avançada nas frotas.

Especialista em soluções de IoT e telemetria voltadas à segurança e prevenção de riscos e de gestão de frotas com tecnologia para monitoramento de veículos, a Omnilink utilizará seus sistemas de telemetria e rotograma para aprimorar a gestão do monitoramento logístico e garantir a sustentabilidade do Programa SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRF, que conta com mais de cinco mil veículos nas operações.

“Hoje a tecnologia já faz muito mais do que apenas oferecer um ‘simples’ GPS. Com a evolução da computação em nuvem e do Big Data, os veículos passaram a coletar e processar um grande volume de dados, agregando novas e valiosas informações relacionadas ao hábito de dirigir e o comportamento dos motoristas. A parceria permitirá obter um grande volume de dados que indicam jornada, velocidade, aceleração lateral, banguela, freada brusca e problemas no veículo. Tudo por um trânsito mais seguro, tanto para os motoristas como para a comunidade”, explica Michel Levy, CEO da Omnilink.

Aprimoramentos

Um dos benefícios apresentados pela telemetria da Omnilink é o mapeamento de locais com alto risco de tombamento, hoje um dos principais causadores de acidentes rodoviários envolvendo caminhões. “Em 2018, com a análise dos dados gerados, foi possível mapear mais de três mil pontos com riscos de tombamento. Aliado ao Rotograma Falado, o motorista passa a receber alertas de risco de tombamento, até mesmo em locais, nos quais aos olhos do motorista ou da sinalização viária não aparentam risco eminente”, detalha Jones Ghisi, gerente de telemetria da Omnilink.

O portfólio da BRF conta com mais de 30 marcas, entre elas Sadia e Perdigão, que, juntas, deram início à história da marca. Qualy, Paty, Dánica e Perdix, entre outras, representam a companhia pelo mundo. Os veículos que operam para a BRF rodam mais de 50 milhões de quilômetros todos os meses, totalizando mais de 600 milhões de quilômetros anuais de dados a serem trabalhados.