Companhia lança ônibus sem motorista

Ônibus sem motorista fez sua estreia na Alemanha

Companhia lança ônibus sem motorista (Foto: Divulgação)

Um ônibus sem motorista fez sua estreia na última quarta-feira (25) na Alemanha, ao deixar seus primeiros passageiros em Bad Birnach, no estado da Baviera. A rota, de oito minutos, vai das fontes termais da cidade até a área central e estação ferroviária. O ônibus EZ10 tem seis lugares sentados e seis para passageiros de pé. O passeio é gratuito.

É a primeira vez que um ônibus de direção autônoma é incorporado ao sistema de transporte público na Alemanha. O veículo foi desenvolvido pela start-up francesa EasyMile. Ele está equipado com sensores que podem detectar obstáculos e ativar os freios.

Veja também: Conheça o T-pod, o caminhão autônomo sem cabine

Em Bad Birnach, o veículo se move ao longo de uma rota pré-programada com velocidade inicial limitada a 15 km/h, numa rua com limite de velocidade de 30 km/h. De acordo com Sebastian Krieg, gestor do projeto, o miniônibus pode chegar a uma velocidade de 40 km/h.

Mas o veículo ainda não é capaz de contornar obstáculos por conta própria. Em caso de um carro estacionado em local errado ao longo do percurso, um motorista humano pode assumir o controle do veículo usando um joystick. A partir de 2018, os novos ônibus serão testados também em cidades maiores alemãs, como Hamburgo.

Com informações do G1