Palestras técnicas alertam clientes sobre uso correto do Arla 32

Por Fábio Rogério
da Redação do Portal

Para atender ao Proconve-7, a Mercedes-Benz desenvolveu a tecnologia BlueTec 5. Após três anos de desenvolvimento, com cerca de 400 engenheiros e técnicos engajados e mais de 8 milhões de quilômetros de testes com caminhões e ônibus, a fabricante definiu como será o seu sistema para atender a legislação ambiental.

“Com o BlueTec 5, o controle da emissão de material particulado será feito dentro do motor, para uma melhor queima do diesel. O óxido de nitrogênio será tratado dentro do escapamento, pelo SCR (Redução Catalítica Seletiva). E vamos precisar de um fluido que é o Arla 32”, explica Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz.

O executivo é enfático com relação à Arla 32. “Não vamos usar o termo uréia, o produto que é utilizado em jardins. Estamos divulgando forte isto para que os consumidores não comprem insumo agrícola para injetar no motor”, ressaltou Leal.

Arla com marca

Independentemente das ações adotadas pelas distribuidoras de combustíveis, a Mercedes-Benz resolveu utilizar a estrutura de sua rede de concessionárias para vender o Arla 32 com a marca da fabricante. Hoje, existem 195 revendas em todo o Brasil.

“O nosso Arla terá a marca Mercedes-Benz. Neste segundo semestre de 2011, o produto começará a ser distribuído para os nossos concessionários. Toda a nossa linha de caminhões e ônibus será Proconve-7 e Euro V, pois temos ambas as certificações”, disse Leal.

Por conta da opção do sistema SCR, os caminhões da Mercedes-Benz terão dois tanques, devidamente identificados, um para o diesel e outro para o Arla. O tanque do Arla uma tampa azul, que é a cor internacional do produto.

Como será a operação

“Tanto faz a quantidade que se abastece de Arla e diesel S-50, pois a dosagem é feita automaticamente dentro do motor. O que o motorista precisa fazer é ficar atento para não deixar o caminhão rodar com níveis baixos de Arla. Sem Arla, o caminhão roda, mas continuará poluindo.

“O próprio sistema vai informar o motorista quando é necessário abastecer. O consumo de Arla é pequeno, a cada 100 litros de diesel, em rodovias, gasta-se entre 4 e 4,5 litros de Arla. Nas cidades, em operações “Stop & Go” (Para e Anda) gasta-se de 3 a 4 litros de Arla a cada 100 litros de diesel”, comenta Gilberto Leal.

Nos caminhões rodoviários com tanques de 96 litros, é possível rodar 200 quilômetros sem Arla até o próximo posto para abastecer. “Será preciso abastecer o tanque de Arla a cada 3 ou 5 abastecimentos de diesel”, finaliza o gerente de Desenvolvimento de Motores da fabricante.

Imagem: Divulgação Mercedes-Benz

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