Pedágio em trecho da BR-101 será discutido em audiência pública

Foi marcada para quinta-feira, dia 1º de setembro, uma audiência pública para discutir a concessão, para a empresa Autopista Fluminense, do trecho da BR-101 localizado entre as cidades do Rio de Janeiro e de Campos, passar a cobrar pedágios. A audiência é organizada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados de Brasília/DF.

“Conceder a estrada e iniciar a cobrança dos pedágios antes que obras relevantes de manutenção e segurança sejam realizadas parece um contrassenso. Afinal, durante as obras, os riscos aos usuários da via até aumentam. Além disso, é de conhecimento público a insatisfação dos usuários com essa cobrança, pois a sociedade, além de pagar os impostos, como o IPVA, acaba financiando também parte das obras”, comenta o deputado Dr. Aluizio (PV-RJ).

“Essa rodovia é muito utilizada para transporte de cargas, muitas vezes perigosas, e também de cargas que excedem os limites normais de dimensão, necessitando inclusive de batedores. Essa situação coloca em risco a vida de milhares de brasileiros, não só os que transportam essas cargas, mas também de famílias que usam habitualmente aquela estrada”, analisa o deputado.

Foto: Gustavo Lima