por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro
A tendência de recuperação do mercado de caminhões em 2013 segue forte no comparativo com o ano passado. No entanto, a primeira quinzena do mês de maio fechou com queda de 2,74% em relação ao mesmo período de abril. No atual mês, foram 6.786 unidades emplacadas, contra 6.977 veículos faturados na primeira quinzena de abril, de acordo com dados da Fenabrave.
Já a comparação com 2012 é muito mais animadora, com alta de 25,39%. No acumulado de 2013, foram vendidos 55.346 caminhões até o momento, um desempenho 3,51% melhor que no ano passado, quando 53.470 unidades foram emplacadas até o fim de primeira quinzena de maio.
Na participação de mercado (market share) do período, a MAN Latin America (Volkswagen Caminhões) segue líder, com 28,64% das vendas, somando os modelos Volkswagen e MAN faturados. Na sequência segue a Mercedes-Benz, com 25,57%. Na sequência vem Volvo (14,82%), Ford (11,66%), Scania (que também cresceu e possui share de 11,58%) e Iveco (6,09%). Outras marcas respondem por 2,10% do market share.
Nos segmentos, a Sprinter 515 foi a mais vendida, com 108 unidades emplacadas. Em segundo está o Volkswagen Delivery 5.150, com 67, e a Sprinter 415, com 34 faturamentos. Nos leves, o Volkswagen Delivery 8.160 foi o mais vendido, com 313 unidades. Acccelo 815 (280) e o Ford Cargo 816 (271) completam o pódio da categoria.
Nos médios, os três primeiros foram o Volkswagen 13.190, o Atron 1319 e o Ford Cargo 1319 que venderam, respectivamente, 127, 94 e 75 unidades. Nos semipesados, o Volkswagen Constellation 24.280 segue liderando, com 457 vendas, seguido pelo Volvo VM 270 (242) e pelo Mercedes-Benz Atego 1719 (201).
Por último, no grupo dos pesados, a Scania lidera com 432 unidades do R440 vendidas. Na sequência, dois Volvos: o FH 460 (357) e o FH 540 (144).