Projeto social reabilita ex-trabalhadores em nova função:caminhoneiro

A Iveco anunciou ontem, dia 30, durante a Fenasucro & Agrocana, fazer parte do projeto “Renovação”, da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA). Trata-se de uma iniciativa social voltada para requalificar trabalhadores rurais, como ex-cortadores de cana. São oferecidos vários cursos e dentre eles a possibilidade dessa mão-de-obra se tornar um motorista de caminhão.

Criado em fevereiro de 2010, o “Renovação” é uma parceria entre a UNICA, a Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), a Fundação Solidariedade, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e empresas da cadeia produtiva do setor.

Surgiu como consequência da decisão dos produtores de cana do estado de São Paulo em eliminar, até 2014, a queima da palha da cana-de-açúcar. O fim da queima atende a questão ambiental (com a redução das emissões de CO2) e abre espaço para a evolução tecnológica do cultivo, com a mecanização da colheita, que traz o aumento da eficiência e competitividade de todo o sistema.

“Já atendemos mais de 3.500 ex-cortadores de cana do Estado de São Paulo e cerca de 70% deles foram reabsorvidos dentro do próprio setor”, diz Marcos Jank, presidente da UNICA.

Além da qualificação para motorista de caminhão são oferecidos mais de 30 cursos diferentes, incluindo o de mecânico e eletricista de manutenção automotiva (máquinas agrícolas e caminhões), tratorista, operador de colhedeira, soldador etc.

- Publicidade -