Sider Maxiloader será a sensação da Labor Equipamentos Rodoviários para os próximos anos

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

A Labor, fabricante paulista, produziu um novo conceito de equipamento que espera agraciar o setor do transporte nacional. Trata-se do Sider Maxiloader, à mostra na 18ª Fenatran. Um implemento, desenvolvido com tecnologia estritamente nacional, que permite carregar um volume de carga superior em relação aos semirreboques de três eixos.

A primeira característica mais marcante é a capacidade de armazenamento de palletes. No lançamento, são carregados até 42 palletes, enquanto em um produto convencional, esse número se restringe a 28. Através do sistema Double Decker (dois pisos), admite-se distribuir 28 pallets na parte superior e 14 na inferior, com cada piso medindo 1.87 metros de altura, o que configura 3.93 metros no total.

O espaço interno permite transportar maior quantidade de carga – em especial o espaço inferior do implemento junto às rodas – o que facilita as operações logísticas.

Em casos de trepidação da carga, ou outros trancos,  e atrito com o asfalto, a empresa desenvolveu um sistema de suspensão pneumática para que o pneu sempre esteja mantido no chão e não sofra avarias durante do transporte.

Segundo Heberson Cosso, diretor comercial da Labor, “O transportador vai levar mais carga com a mesma despesa operacional de combustível, pedágio, pneus e um menor número de caminhões tratores na frota”.

No primeiro semestre de 2012, a fabricante irá inaugurar mais uma unidade em Taubaté, interior de São Paulo.

Ampliação da família

A linha Maxiloader conta também com uma novidade: um novo composto que substitui o alumínio ondulado. O produto tem uma espessura de 3 mm contra 0,8 mm dos que são mais usualmente utilizados em chapas onduladas.

O novo material apresenta mais resistência e durabilidade, alem de não amassar ou arranhar com facilidade.

Conforme explica Heberson Cosso, diretor comercial da Labor, por ser totalmente liso, oferece maior facilidade para adesivação, tem propriedade térmica e acústica, e é 100% reciclável”.

Mesmo sabendo que o implemento irá aumentar cerca de 100 Kg, o executivo está otimista em relação às vendas. Já implantou uma nova linha de perfis de alumínio na empresa para desenvolver o conjunto (opção de semirreboque com dois ou três eixos), que, viabiliza a produção e possibilita a troca de eventual painel danificado.

Foto: Divulgação

- Publicidade -