Simulador de direção de ônibus híbrido é destaque na FetransRio

Quem quiser passar pela experiência de dirigir um ônibus híbrido, pode ir até o estande da Volvo na FetransRio, que acontece no Rio de Janeiro, de 05 a 07 de novembro. A empresa leva para a feira um simulador de direção do veículo.

Durante a experiência na direção, o condutor poderá perceber as diferenças entre dirigir um ônibus puramente diesel e um híbrido. Uma das diferenças é a sensação de ausência de ruído quando entra no modo elétrico, e outra, é o sistema de frenagem regenerativa, que aproveita a energia dissipada durante a frenagem para recarregar a bateria.

“Para retirar todos os benefícios que a tecnologia oferece, é necessário ter uma condução otimizada suave, especialmente na hora de frear o veículo, para que o motorista aproveite toda a energia da frenagem para recarregar a bateria do motor elétrico”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin América.

Para que o motorista saiba qual foi a sua performance na condução, um visor no painel do simulador aponta quanto da frenagem ele aproveitou para recarregar a bateria. O simulador de direção do ônibus híbrido foi desenvolvido pela Volvo para treinamento de motoristas no Brasil e outros países da América Latina.